Topo

Falha em Pokémon GO pode afetar localização de GPS dentro e fora do game

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/09/2016 16h58

Um usuário descobriu um bug no jogo de realidade aumentada Pokémon GO que estaria afetando o GPS dos aparelhos. A descoberta foi compartilhada em um fórum da Reddit --rede social usada para o compartilhamento de dados ligados à web.

Ao que tudo indica, a falha no GPS não afeta única e exclusivamente o game. Ela se estende ao uso do localizador do aparelho como um todo, bastando que o Pokémon GO esteja aberto.

O problema foi notado por um jogador que estava navegando pelo aplicativo Map My Run para acompanhar sua rotina de exercícios em seu Nexus 5. Segundo ele, o monitoramento estava funcionando exatamente como esperado, até que o Pokémon GO foi aberto simultaneamente. 

Bug_Pokemon GO - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Na primeira volta sem Pokémon GO meu dispositivo foi capaz de rastrear o meu percurso com bastante precisão. Já na segunda, que foi imediatamente após a primeira, eu tinha o Pokémon Go em primeiro plano e meu dispositivo não obteve o mesmo resultado", explica o usuário que se indentifica como  Cameocoder.

Segundo ele, o Pokémon GO não apenas deixa de registrar a sua localização no jogo, mas é capaz de perturba o GPS do dispositivo e impedir que outros aplicativos em execução adquiram a sua localização.

Cameocoder disse ter testado a operação em um Android mais atual, que, de acordo com ele, se comportou melhor. Ainda assim, se você estiver tendo dificuldades com a localização do seu GPS, não custa tentar desligar o game. 

O UOL Tecnologia tentou contato com a Niantic –desenvolvedora do game--, mas não obteve nenhum retorno.