Topo

Ainda está em dúvida se baixa ou não o iOS 10? Veja algumas das novidades

Tony Avelar/AP
Imagem: Tony Avelar/AP

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 15h29

O recém-lançado iOS 10, que já está disponível para os usuários de iPhones, iPads e iPods touch, é sem dúvida uma das maiores atualizações do sistema operacional da Apple desde seu lançamento em 2007. As mudanças mostram um programa muito mais aberto, com maior integração a aplicativos de terceiros.

O sistema é também cada vez mais similar a seu principal concorrente: o Android. Veja abaixo algumas das principais novidades do iOS 10.

Em apenas um dia, o iOS 10 já chegou a mais de 14% dos dispositivos compatíveis -- um novo recorde em tempo de adoção para a Apple. Se você ainda não atualizou o seu aparelho, basta acessar Configurações >> Geral >> Atualizações de Software. O processo pode levar até 10 minutos. 

1. Tela de bloqueio redesenhada

A tela de bloqueio não só ganhou um novo visual, como novos recursos. Passa a contar com um sistema de notificações mais robusto e com suporte ao 3D touch (tecnologia que reconhece a força do toque na tela). Recurso que facilita a leitura dos alertas de aplicativos, sem nem mesmo desbloquear a tela, mas, que por outro lado, pode acabar colocando em xeque a privacidade do usuário.

Ao deslizar o dedo para a esquerda, é possível ter acesso direto à câmera, o que tornou o recurso bem mais acessível. Do lado direito, há a nova tela de widgets --também com suporte ao 3D touch-- com informações da bolsa de valores, do tempo, da agenda, entre outras.

2. Tela inicial sem grandes novidades

Ao contrário da tela de bloqueio, a tela inicial não sofreu grandes mudanças, que se resumem basicamente à ampliação dos recursos do 3D touch (exclusivo para iPhones 6s e 7), bem como a animações ao abrir e fechar aplicativos e pastas.

Antes, ao deslizar o dedo para a direita, o que se consumava a ver era a seleção de busca proativa, que saiu de cena para a entrada de um painel de widgets --idêntico ao que disponível na tela de bloqueio.

3. Possibilidade de excluir apps padrões
Há muito tempo que os usuários reivindicavam uma maneira para apagar aplicativos que vêm pré-instalados no aparelho, mas que acabam não tendo a mínima utilidade. Agora, isso finalmente se tornou possível.

Muitos apps integrados ao iOS foram transferidos para a App Store. Ou seja, eles poderão ser excluídos ou baixados novamente à vontade, como o calendário, a bússola, o Facetime, o Find My Friends e o iBooks. Só não é possível remover aqueles programas que estão diretamente relacionados à base do sistema operacional.

4. Siri mais prestativa do que nunca

No iOS 10, a assistente pessoal Siri ganhou permissão para interagir com aplicativos que não são da Apple, o que a torna ainda mais inteligente e útil. E o WhatsApp foi o primeiro app a se beneficiar dessa mudança. Ou seja, a partir de agora, é possível usar o comando de voz para enviar mensagens ou fazer chamadas pelo aplicativo de mensagens.

5. Teclado mais inteligente

A inteligência da Siri foi incorporada ao teclado QuickType, que passa a ser capaz de apresentar sugestões contextuais --como localização, disponibilidade de calendário e contatos--  em aplicativos de mensagens. 

O novo teclado também passa a suportar vários idiomas simultaneamente, além de oferecer sugestões de emojis para destacar certas palavras de uma conversa.

6. Transcrições de correio de voz

Com o iOS 10, mensagens de voz recebidas são convertidas em texto. Um recurso que promete favorecer muito os brasileiros, já que a maioria das operadoras do país cobrar dos usuários o acesso à caixa postal.

7. Melhores mapas

O aplicativo de mapas da Apple, que foi motivo de piadas em seu lançamento, parece estar melhorando gradativamente nos últimos anos. Dessa vez, o app ganhou uma interface mais limpa e mais simples de usar, com a inclusão de sugestões proativas e a integração de aplicativos de terceiros.

É possível, por exemplo, pedir um Uber para determinado destino ou ainda reservar uma mesa em um restaurante.

Ao estacionar, o Apple Maps também vai lembrar o usuário automaticamente sobre a localização do carro. Uma mão na roda para os esquecidinhos de plantão. O app vai passar a oferecer ainda rotas opcionais para que sejam evitadas as estradas com pedágio.

8. Fotos mais organizadas

Similar ao Google Fotos, a Apple traz junto com o iOS 10 um novo recurso chamado de "Memórias", que une automaticamente vídeos e fotos para a criação personalizada de pastas. O recurso, que usa um software de reconhecimento de faces e lugares, também possibilita a criação de vídeos com as fotos.

9. Aplicativo de chamadas integrado

O app de chamadas, instalado de fábrica, recebeu uma novidade e agora pode se integrar ao WhatsApp e outros aplicativos de terceiros para informar o número de alguém que estiver ligando por esses meios.

10. Novidades nos apps da Apple

Para o aplicativo de mensagens iMessage, foram incluídos os divertidos stickers (serviço similar ao do Telegram), a possibilidade de se escrever à mão, bem como a visualização prévia de vídeos, sites e músicas. Também houve melhora em seu sistema de compartilhamento.

O Apple Music agora tem um visual mais simples, além de alguns novos recursos, como a opção de acompanhar as letras das músicas. O app de Notas passou a permitir a edição de documentos em grupo.