Topo

Privacidade garantida! Google Street View borra rosto de vaca na Inglaterra

Reprodução/Google
Imagem: Reprodução/Google

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 09h39

Uma vaca teve seu rosto borrado pela tecnologia de reconhecimento de rostos do Google Street View em uma imagem tirada perto do rio Cam, em Coe Fen, Cambridge, Inglaterra. O fato curioso foi notado pelo editor de opinião do jornal britânico "The Guardian", David Shariatmadari.

"Bom saber que o Google leva a privacidade das vacas muito a sério", brincou Shariatmadari em um tuíte publicado na última terça-feira (13) e que já teve mais de 10 mil retuítes e mais de 13 mil curtidas. 

De fato, a imagem com a vaca de rosto borrado, à beira do rio, continuava lá até a publicação desta nota, como pode ver abaixo. O mais inusitado é que sua colega de pelo marrom não foi escondida pelo software do Google.

O recurso de borrar rostos do Google Street View existe para assegurar que as pessoas fotografadas pelos carros do Google não sejam expostas sem permissão. Mas por ser algo automático, gafes do tipo são comuns, como esconder rostos de estátuas, flagrar pessoas tropeçando ou mesmo gente que aproveita para exibir, como a australiana que mostrou os seios.

Quando contou o caso, a BBC obteve uma resposta de um porta-voz do Google, que também brincou com a situação: "Pensamos que você estava ordenhando quando ouvimos os mugidos, mas está claro que nossa tecnologia automática de borrar rostos foi um pouco zelosa demais. Mas certamente não quisemos tirar dessa vaca leiteira seus cinco minutos de fama".