Topo

Sua conta do Yahoo foi invadida por hackers? Saiba o que fazer

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/09/2016 19h28

Após a confirmação do vazamento de dados privados de cerca de 500 milhões de contas do Yahoo, todos os usuários potencialmente afetados vem sendo notificados pela empresa. Ainda assim, com ou sem a notificação, a recomendação é que todos aqueles que estão inseridos na plataforma desde 2014 --data do roubo de informações-- alterem as suas senhas.

O processo é simples. Vá no ícone com símbolo de uma engrenagem (canto superior direito) e, em seguida, clique em "Minha conta". Em "Atividades recentes" (no menu esquerdo), selecione a opção "alterar senha". Por fim, escolha a nova senha e a confirme.

O ideal é evitar números e letras sequenciais ou repetidos, bem como senhas já usadas para acessar outras contas seja de email ou de redes sociais. São considerados mais seguros os códigos de mais de seis dígitos e que mesclem números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos.

O Yahoo recomenda ainda que os usuários também repitam o processo em outras contas que eram acessadas com a mesma senha da do email. Sugere inclusive a substituição do uso das senhas pela "Chave da Conta da Yahoo", uma ferramenta simples de autenticação que envia o código de acesso via celular. 

Dados roubados

De acordo com o Yahoo, as informações roubadas das 500 milhões de contas podem incluir os nomes, endereços de email, números de telefone, datas de nascimento, senhas e, em alguns casos, as perguntas e as respostas de segurança dos usuários.

O roubo, no entanto, não teria afetado os dados de cartões de crédito ou informações de conta bancária, já que essas informações não eram armazenadas no mesmo sistema que sofreu a violação, afirma a empresa

Yahoo processado

Um usuário resolveu processar o Yahoo sob a acusação de negligência grosseira após o anuncio do ataque hacker em 2014, que acredita-se que tenha sido realizado por "um agente patrocinado por um Estado".

O processo foi apresentado no tribunal federal em San Jose, Califórnia. Ronald Schwartz, que mora em Nova York, moveu a ação nome de todos os usuários do Yahoo nos EUA cujas informações pessoais foram comprometidas. O processo visa um status de ação coletiva e indenização por danos não especificada.