Topo

Após pane, Telegram sai do ar no Brasil e em outros países

App russo é um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil - Divulgação
App russo é um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/10/2016 13h39Atualizada em 13/10/2016 16h50

O Telegram chegou a ficar fora do ar por quase três horas na tarde desta quinta-feira (13) tanto no Brasil como em outros países. O serviço, segundo o aplicativo, se normalizou por volta das 15h40.  

O aplicativo informou que a pane foi ocasionada por falhas no sistema de refrigeração de um de seus datacenters. "Os dados estão seguros", assegurou o Telegram. O problema, que começou por volta das 13h, afetou os usuários da América do Sul e parte da América do Norte.

Segundo dados de fevereiro divulgados pelo Telegram, o aplicativo tem 100 milhões de assinantes ativos mensais em todo o mundo. Além disso, 350 mil novos usuários se inscrevem todos os dias e o volume diário de mensagens chega a 15 bilhões.

Site Down Detector relata casos de quedas no Telegram na tarde desta quinta-feira - Reprodução - Reprodução
Site Down Detector relata casos de quedas no Telegram na tarde desta quinta-feira
Imagem: Reprodução

Usuários também relataram problemas no Twitter. Veja algumas mensagens:

O app russo também é um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil, principalmente depois dos problemas jurídicos que levaram este último a ter seu serviço interrompido no Brasil em três ocasiões em um ano --o último deles ocorreu em julho.

No entanto, ele também não se viu livre de problemas. A Operação Hashtag da Polícia Federal prendeu em junho um grupo de brasileiros que teriam algum tipo de envolvimento com a organização terrorista Estado Islâmico. Eles se comunicavam confiando na criptografia do app, que impede a interceptação das mensagens. Veja como a Polícia obteve o conteúdo das conversas.

Telegram cresce e pode ameaçar WhatsApp no futuro

olhardigital