Topo

Emojis, caneta e textos para imagens agora chegaram ao WhatsApp do iOS

WhatsApp coloca ferramenta de emojis, caneta e texto para vídeos - Reprodução
WhatsApp coloca ferramenta de emojis, caneta e texto para vídeos Imagem: Reprodução

Do UOL, em Sâo Paulo

20/10/2016 09h01Atualizada em 16/06/2020 03h17

As ferramentas de emojis, stickers, caneta virtual e texto para fotos e vídeos já haviam chegado ao WhatsApp para Android em setembro. Desta vez os recursos chegaram à versão 2.16.12 para dispositivos com iOS, lançada na quarta-feira (19).

Após tirar uma foto ou gravar um vídeo, uma nova tela aparece para incluir essas "intervenções" na imagem. Quem usa o app Snapchat não vai estranhar, pois os recursos e a disposição deles na tela é quase idêntico.

"Você pode escolher um tamanho de pincel ou o estilo da fonte, arrastando para a esquerda no seletor de cor. Quando desenhar, você também pode escolher entre dois pincéis especiais: a pixelada e a removedora de cores (requer iPhone 5s ou superior e iOS 9 ou superior)", diz a página do WhatsApp na App Store.

Esses dois pincéis são exclusivos do WhatsApp para iOS. A pixelada serve para deixar tudo quadriculado na foto enquanto você passa o dedo. Já a removedora coloca toda a área riscado em preto e branco (ver imagem acima)

Além disso, a atualização para iOS também permite que os administradores do grupo convidem as pessoas para participar simplesmente através de um compartilhamento de link. Para isso, o aplicativo apresenta uma nova opção: "Link de Contive de Grupo" na área de informações do grupo.

Este é mais um capítulo da cruzada do Facebook —dono do WhastApp— contra o Snapchat. A empresa de Mark Zuckerberg tem embutido no Facebook, Instagram e agora no WhatsApp uma série de recursos do aplicativo concorrente a fim de derrotá-lo na preferência do público.

Outros exemplos recentes de clones do Snapchat por parte do grupo do Facebook foram o Instagram Stories, uma área dentro do Instagram quase idêntica ao Snapchat, e os filtros que modificam o rosto no app do Facebook para iOS, lançados na época da Olimpíada no Rio de Janeiro.