Topo

Conhece Yik Yak e Wattpad? Apps populares entre jovens prometem ser sucesso

Petar Chernaev/Getty Images
Imagem: Petar Chernaev/Getty Images

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 06h00

Você já ouviu falar do Yik Yak, Twitch e Wattpad? Se a resposta for não, é possível que você tenha mais de 35 anos. Afinal, eles estão entre os aplicativos mais utilizados entre jovens e adultos de 15 a 34 anos nos Estados Unidos, segundo recente pesquisa da consultoria comScore.

A geração dessa faixa etária, apelidada de "millennial", costuma estar à frente de tendências e comportamento no uso da tecnologia móvel. Um bom exemplo disso é o Snapchat, que nos seus primeiros anos bombava entre os adolescentes e só aos poucos foi ampliando para públicos mais velhos.

A lista de 20 apps preferidos dos "millennials" do estudo da comScore pode ser uma boa referência para você se atualizar sobre aplicativos interessantes que nem sabia que existia.

Yik Yak - Reprodução - Reprodução
Yik Yak
Imagem: Reprodução

Um exemplo disso é o Yik Yak, o melhor classificado pelos jovens da pesquisa e que chegou no final de agosto ao Brasil Este é uma rede social móvel que lembra o Twitter com algumas firulas novas.

Com postagens curtas de texto (até 200 caracteres) e fotos, ele é baseado em geolocalização, então mostra postagens de pessoas que estão próximas de você --por isso o GPS do celular fica ligado neste caso. É possível também curtir e descurtir as postagens, que vão ganhando notas. Se a comunidade classificar mal e a postagem chegar ao nível -5, será deletada pela equipe do app, para que a rede social mantenha a qualidade.

Como ele permite postagens anônimas, entrou em polêmicas nos EUA por conta de casos de cyberbullying ocorridos nas escolas daquele país.

MeetMe - Reprodução - Reprodução
MeetMe
Imagem: Reprodução

MeetMe, que também já atua no Brasil, é um app de conversas e paqueras que na sua versão gratuita procura pessoas a partir da distância, gênero, orientação sexual e idade. Na versão paga, pode-se filtrar por coisas mais específicas como tipo físico, etnia, remove anúncios e desbloqueia visualizações de fotos --você saber quem as viu e quais foram vistas.

Twitch - Reprodução - Reprodução
Twitch
Imagem: Reprodução

Já o Twitch chama a atenção por ser um aplicativo com foco bem específico: streaming de vídeos de games. Ele na verdade vai transmitir o que está na tela do celular, então funciona bem para quem quiser mostrar seu "gameplay", isto é, como ele se sai jogando e descobrindo desafios nas fases do jogo. Você pode seguir canais e comunidades em torno em um mesmo jogo.

Wattpad - Reprodução - Reprodução
Wattpad
Imagem: Reprodução

Wattpad é uma comunidade de leitores e escritores. Você pode criar uma história, incluir uma capa e publicá-la no app para receber comentários dos outros usuários. Há quem também poste conteúdo de autores famosos, como Machado de Assis e George Orwell. Embora possivelmente isso seja feito sem a autorização dos detentores dos direitos autorais, e o app removerá esse conteúdo cedo ou tarde.

Timehop - Reprodução - Reprodução
Timehop
Imagem: Reprodução

O Timehop tem um interessante conceito: ele recupera postagens antigas de todas as suas redes sociais por período: há um ano, dois anos etc. E se for algo legal de lembrar, dá para repostar novamente.

Outros aplicativos da lista da comScore ainda não funcionam por aqui, como o Venmo e o Mint.com, que são respectivamente uma plataforma de pagamento móvel e outra de organização de finanças pessoais.

Também chama a atenção que a plataforma de vídeos curtos Vine consta na lista, mas infelizmente o app será descontinuado nos próximos meses pelo Twitter, dona do serviço.