Topo

Um mês após Android, WhatsApp para iPhone ganha GIFs; veja como usar

Recurso do app ganhou ferramentas de edição, como emojis e caneta virtual - Reprodução
Recurso do app ganhou ferramentas de edição, como emojis e caneta virtual Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/11/2016 09h32Atualizada em 07/11/2016 09h54

A versão 2.16.15 do WhatsApp, disponível desde domingo (6) para usuários de dispositivos iOS (iPhones e iPads) já traz a opção de enviar GIFs da internet que estão salvos na memória do aparelho. O recurso chega pouco mais de um mês após ter sido testado por usuários beta no Android.

WhatsApp GIFs iOS 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Veja como usar o recurso de GIFs no WhatsApp do iPhone:

1) No navegador Safari, baixe um GIF animado da internet, em sites como o Giphy. Clique em cima do GIF em questão e depois na opção "Salvar imagem".

2) Já com o WhatsApp aberto, entre em uma conversa com um amigo

3) No canto inferior direito da tela, clique no ícone da câmera (marcada em vermelho, na imagem acima no centro)

4) Escolha o GIF salvo entre a galeria, disposta em "thumbs" (quadradinhos de imagens) no canto inferior da tela. Esse arquivo estará marcado com a indicação "GIF", para diferenciá-lo das fotos estáticas (marcado em vermelho, na imagem acima à direita).

WhatsApp GIFs iOS 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5) Você pode enviar o GIF original ou fazer "intervenções" nele com as ferramentas de edição do WhatsApp, que permite "cropar" (escolher um enquadramento mais fechado), incluir emojis, textos e rabiscos com uma caneta virtual. Em ambos os casos, clique no botão azul com seta para enviar para a pessoa. 

WhatsApp GIFs iOS 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além disso, vídeos que tiverem seis segundos ou menos poderão ser enviados como GIFs animados. Você deve escolher um vídeo criado com a câmera do iPhone seguindo os passos acima, e depois selecionar a opção GIF no canto superior direito. Nessa mesma etapa você pode acrescentar emojis, rabiscos com caneta etc.

Para quem tem iPhone 6S ou 7, que contam com o recurso Live Photos (que captura um segundo e meio de vídeo antes da foto ser tirada), você pode enviar uma Live Photo como GIF também. Para isso, toque na opção 3D em qualquer foto do Live Photos dentro dos anexos da biblioteca de Fotos/Vídeos e então marque a opção "Escolher como GIF".