Topo

Facebook lança app de fotos e vídeos para competir com o Snapchat no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/11/2016 13h40

Depois de colocar o Stories no Instagram e permitir mensagens que duram 24 horas no Facebook Messenger, a empresa de Mark Zuckerberg lança uma nova ofensiva para tentar bater o Snapchat. O app Flash, disponível a partir das 13h na Google Play, é a nova aposta.

O aplicativo permite que as pessoas compartilhem fotos e vídeos com amigos, usando filtros, máscaras, molduras e ferramentas de desenho. De novo, mais uma "cópia" do Snap. Não houve nem a preocupação em "maquiar" essa cópia, até os botões do novo app são iguais ao do concorrente.

É possível gravar pequenos vídeos ou faz fotos para enviar para uma pessoa ou para compartilhar em seu perfil. O conteúdo enviado desaparece assim que for visto pelo receptor ou 72 horas depois de ser postado como uma história.

São 12 diferentes opções de máscaras, que não inclui o famoso recurso de troca de rostos. Tanto as máscaras como os filtros parecem ser um pouco mais infantilizados, o que acaba dando um ar de amadorismo ao aplicativo. O que não se sabe ainda é se os catálogos de opções serão renovados diariamente assim como no Snapchat.

Flash_filtros - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 

Muito mais leve e mais rápido

Mas um dos principais destaques do Flash é a sua capacidade de se adequar "a qualquer condição de conexão de rede", já que seu concorrente conhecido por demorar para carregar vídeos e travar diversas vezes ao mandar mensagens. Ele ocupa menos de 25 MB. 

"Pensamos em cada componente individualmente para que ele forneça a melhor experiência, usando a menor quantidade possível de dados", disse a empresa em comunicado.

Enquanto estiver no 3G, o Flash só baixa qualquer mídia quando você pedir. Já no Wi-Fi, o download é liberado. Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o aplicativo se mostrou muito mais rápido para processar os vídeos e as fotos do que o Snapchat. 

Segundo o Facebook, no Brasil, o Flash estará disponível primeiramente para os usuários de Android.  A versão para iOS ainda está no forno.

É preciso ter Android 4.1 ou superior para baixar o app. Para encontrá-lo no Play Store, é importante fazer a busca por "Flash Facebook". Ao buscar única e exclusivamente pela palavra "Flash" não será possível encontrar o aplicativo.