Topo

Mais de 412 milhões de contas em sites para maiores de 18 anos são expostas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/11/2016 09h06

O site de namoro casual Adult Friend Finder mais uma vez foi alvo de hackers, mas a invasão dessa vez parece ter sido muito pior que a de maio de 2015. Mais de 300 milhões de usuários tiveram os dados expostos, segundo o site especializado em notificações de violações Leaked Source.

O Adult Friend Finder, no entanto, não foi a única página voltada para maiores de 18 anos a ser vítima dos cibercriminosos. Também foram identificadas invasões em 60 milhões de contas do Cams.com, 7 milhões de contas do Penthouse.com, 1,4 milhão de contas do Stripshow.com e 1,1 milhão de contas do iCams.com. Fora outros 35 mil usuários de domínios desconhecidos.

Ao todo, foram mais de 412 milhões de usuários afetados. "É a maior invasão que já vimos", enfatizou o site, que incluiu o caso do MySpace –com a violação de 360 milhões de contas-- na segunda posição do ranking.

Os dados expostos incluem nomes de usuários, tipos de compras realizadas, endereços de e-mail e, em alguns casos, senhas. As informações podem ajudar a revelar a identidade dos usuários ou ainda serem úteis para o "sequestro das contas" com a finalidade de chantagear os usuários. Vale ressaltar que também foram expostos não apenas informações de usuários ativos, mas também daqueles que já tinham cancelado os seus cadastros.

A Adult Friend Finder não confirmou diretamente a invasão, mas reconhece ter recebido relatórios de "vulnerabilidade de segurança". A empresa disse ainda ter corrigido uma falha em seu código e pediu ajuda aos "parceiros externos" para uma investigação mais profunda.

Já a Penthouse informou estar ciente da invasão e diz esperar por um "relatório mais detalhado" do caso para que as soluções possam ser aplicadas.