Topo

WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares em 2020; saiba quais

Recursos do aplicativo poderão parar de funcionar a qualquer momento em alguns sistemas operacionais - Getty Images
Recursos do aplicativo poderão parar de funcionar a qualquer momento em alguns sistemas operacionais Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

30/12/2019 18h36

Todo ano rola aquela preocupação para quem já tem um celular velhinho: será que o WhatsApp continuará funcionando no meu smartphone? Pois saiu a lista dos modelos que deixarão de rodar o app:

  • Todos os sistemas operacionais Windows Phone: a partir de 31 de dezembro de 2019
  • Android 2.3.7: a partir de 1º de fevereiro de 2020
  • iOS 7: a partir 1º de fevereiro de 2020

O WhatsApp segue compatível com os sistemas Android (4.0.3 ou mais recentes) e iOs (9 ou mais recentes), além de alguns aparelhos com KaiOS 2.5.1 (ou posterior), incluindo JioPhone e JioPhone 2.

Ou seja, é bom você olhar qual versão seu celular Android está rodando, já que o WhatsApp passará a funcionar só em sistemas após a versão 2.3.7. Para checar isso, basta entrar em (isso pode variar dependendo do modelo):

  • Configurações > Sobre o Telefone > Informações do Software

Usuários do iPhone também devem ficar atentos, já que o WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos que rodam o iOS 7. Isso afeta usuários que utilizam o iPhone 4 e anteriores —ou modelos posteriores que não tiveram o sistema atualizado. O iOS 8 foi lançado em 2014.

Você pode checar o seu sistema em:

  • Ajustes > Geral > Sobre (o sistema aparecerá em "Versão")

O WhatsApp explica que elimina sistemas operacionais antigos, porque eles deixam de ter a capacidade necessária para ampliar recursos do aplicativo no futuro.

"Como deixaremos de desenvolver o WhatsApp para os sistemas operacionais mencionados, alguns recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento", alertou a plataforma.