Topo

Amazon lança supermercado sem caixas ou filas para pagar compras

Em Washington (EUA)

05/12/2016 21h00

A Amazon apresentou nesta segunda-feira (5) a "Amazon Go", um supermercado livre de caixas e onde não será preciso esperar em filas para pagar os itens adquiridos no local. O projeto piloto deve chegar ao público no início de 2017. 

O cliente só precisa baixar um aplicativo para o telefone, escanear um código para ter acesso à loja, adquirir o que deseja e deixá-la sem mais interações.

Um conjunto de câmeras, sensores e a utilização de sistemas de "deep learning" acrescentam todas as compras ao carinho ou as retiram se o cliente muda de opinião e recoloca o objeto de volta na prateleira, realizando o pagamento assim que a pessoa deixa o estabelecimento.

A Amazon afirma está trabalhando no conceito há quatro anos e conseguiram que seja uma realidade ao "romper os limites da visão computadorizada e do 'machine learning' para criar uma loja na qual o consumidor simplesmente leva o que quer".

"Machine learning" e "deep learning" são sistemas que aplicam princípios são sistemas que aplicam princípios computadorizados para ajudar a melhorar algoritmos preditivos e que constituem uma passagem prévia à inteligência artificial.

O conceito patenteado pela Amazon foi batizado "Just Walk Out" (Simplesmente saia) e será colocado em funcionamento primeiro em Seattle, onde está a sede da empresa.

O "Amazon Go" é um novo flerte da gigante virtual com o comércio convencional, embora com componentes inovadores que podem transformar o supermercado do futuro em um negócio sem funcionários.

Até o momento, empresas inovadoras como a Instacart tinham apostado um novo nicho ao oferecer um serviço de compra a partir de smartphones em supermercados convencionais, mas que, para isso, requer que as pessoas encham seus carrinhos de compra.

A Instacart tinha mostrado intenção de explorar as possibilidades de supermercado sem filas e sem caixas.