Topo

Moto X Style ou Moto Z Play: qual destes celulares é uma melhor compra?

Moto X Style (2015) e Moto Z Play (2016) - Divulgação
Moto X Style (2015) e Moto Z Play (2016) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/12/2016 06h00

Em 2015 surgiu no mercado brasileiro o Moto X Style, um smartphone com configurações respeitáveis: trazia armazenamento interno de 32 GB (no ano passado isso ainda era raro), câmera de 21 MP que filma em alta resolução 4K e processador hexa-core. Neste ano, outro lançamento da Lenovo no mesmo perfil chamou a atenção: o Moto Z Play, com acesso aos Moto Snaps, bateria de 3.510 mAh e processador um pouco mais rápido que o X Style.

Já falamos aqui no UOL sobre a comparação entre modelos do ano passado com os lançados neste ano. Mas também pode ser pertinente comparar modelos do mesmo perfil, atualizar os preços e entender se na situação atual é interessante investir em um celular lançado este ano ou pagar mais barato em um modelo lançado no ano passado, mas que ainda "dá um caldo".

Usabilidade e design

O Moto X Style traz 153,9 milímetros de altura, 76,2 mm de largura e uma espessura curva na traseira de 6,1 a 11,06 mm, além de pesar 179 gramas. Já o Moto Z Play tem as seguintes dimensões e peso: 156,4 x 76,4 x 6,99 mm e 165 g. Então além de ser menos espesso, o Z Play também é um pouco mais leve que o X Style.

Porém, o X Style tem como vantagem a traseira curva de plástico texturizado, que para muita gente ajuda na pegada, pois facilita o acesso das pontas dos dedos à tela e reduz a chance do aparelho cair da mão. Ainda assim, tendemos a gostar mais do Z Play nesse quesito, porque a traseira reta de vidro é compensada pelas bordas curvas de alumínio, então as chances de escorregar da mão diminuem.

Já no design, o Moto X Style honra o nome, pois tem uma combinação elegante de tons de preto no corpo, enquanto o Z Play tem a tal borda de alumínio em uma cor prateada destoante do resto. Fora a câmera traseira protuberante e os conectores de ouro para os Moto Snaps, muito destacados e que poluem o visual geral.

Desempenho

No Moto X Style, temos um hexa-core Snapdragon 808, que divide seus núcleos assim: dual-core 1.8 GHz e quad-core 1.4 GHz. Também conta com um chip gráfico (para rodar vídeos e jogos pesados) Adreno 418 que roda a 600 Mhz. O processador do Moto Z Play vai além: Snapdragon 625 octa-core de 2 GHz, e GPU Adreno 506 de 650 MHz.

Na memória RAM, o X Style e o Z Play empataram, com 3 GB cada. No armazenamento, um quase empate: ambos têm 32 GB internos, mas o Z Play pode ganhar até 2 TB via cartão microSD, enquanto o limite do X Style é de 128 GB. Portanto, em praticamente todas as especificações o Moto Z Play sai vencedor aqui.

Tela e áudio

O Moto X Style tem tela de 5,7 polegadas LCD IPS, já o Z Play tem tela Super Amoled em resolução Full HD, de 5,5 polegadas -- ambos com Gorilla Glass 3. O que apresenta quase um empate técnico entre os irmãos.

No quesito áudio, a surpresa: o Moto X Style traz alto-falantes estéreo frontais, enquanto o do Z Play é mono. Porém, este ainda traz três microfones --dois na frente e um na traseira, coberto pela traseira de vidro, o que ajuda nas gravações de vídeo. Então é meio que um empate técnico aqui.

Câmera

No Moto X Style, a câmera traseira de 21 MP traz abertura de f/2,0, zoom digital de 4x, disparo contínuo para várias fotos em sequência, HDR automático (que equilibra os contrastes em diferentes pontos da imagem), gravação de vídeo na alta resolução 4K (com 30 frames por segundo) e modo em câmera lenta. 

O sensor do Moto Z Play é inferior (16 MP), mas além de ter os supracitados recursos do Z Style, traz foco automático a laser, tamanho de pixel de 1,3 um (que permite mais entrada de luz) e zoom de 8x. Como mais megapixels no sensor não são necessariamente garantia de boas fotos, os recursos extras do Z Play fazem dele vencedor.

As câmeras frontais do X Style e do Z Play são quase idênticas. O sensor em ambas é de 5 MP, mas no Moto Z Play há modo noturno automático e um software de embelezamento para selfies, que basicamente serve para clarear a pele. Outro ponto para o Z Play.

Sistema operacional e recursos extras

Ambos smartphones contam com o Android 6.0 Marshmallow quase puro da linha Moto da Lenovo, que vem com poucos apps pré-instalados além do pacote básico do Google.

O Moto X Style traz o Moto Assist, um assistente pessoal de voz que permite atender a ligações e pedir instruções de direção, mas nada que o Google Now já não faça por você. 

Bateria

Aqui a vitória é evidente para o Moto Z Play. Sua bateria com 3.510 mAh de carga consegue durar até três dias (incompletos, cerca de 50 horas) longe do carregador, enquanto o Moto X Style traz 3.000 mAh. O que é ótimo, capaz de durar um dia e uma manhã de uso moderado, mas é menos que o "irmão mais novo".

Custo-benefício

Atualmente os dois aparelhos estão com preços sugeridos iguais. O Moto Z Play começou por R$ 2.199 mas ganhou uma promoção e está por R$ 1.999, o mesmo preço do X Style.

Mas como se não bastasse o Moto Z Play ser superior em quase todos os quesitos aqui mostrados (empatou no armazenamento, no áudio e só perdeu no design), o Moto X Style está indisponível em várias lojas brasileiras. A exceção é a própria loja online da Lenovo/Motorola.

Portanto, comparado ao Z Play, o Moto X Style não é uma boa compra nas condições atuais, a menos que ele fique um pouco mais barato em breve. E as chances disso acontecer são poucas: a Lenovo não trouxe nenhum novo modelo para a linha Moto X em 2016, o que indica que esta tem boas chances de "morrer" comercialmente.