Topo

Novo Zenfone AR promete experiência de Pokémon Go ampliada para cotidiano

Zenfone AR quer levar a realidade aumentada de Pokémon GO para seu dia a dia - Márcio Padrão/UOL
Zenfone AR quer levar a realidade aumentada de Pokémon GO para seu dia a dia Imagem: Márcio Padrão/UOL

Márcio Padrão*

Do UOL, em Las Vegas

04/01/2017 18h27

Novo smartphone da Asus, o Zenfone AR promete mapear ambientes reais e acrescentar neles objetos digitais em tempo real  --algo parecido com o jogo "Pokémon Go", mas em níveis bem mais avançados. O segundo smartphone com o Tango, projeto da Google para desenvolver aplicações em realidade aumentada, acaba de ser lançado na feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas.

O primeiro celular com o Project Tango foi o Phab 2 Pro da Lenovo, lançado em junho do ano passado. Assim como ele, o Zenfone AR pretende reproduzir objetos 3D de forma bem realista aos ambientes reais graças ao seu sistema de três câmeras, que reconhecem e reagem às três dimensões do mundo real.

Sua tecnologia funciona sob três eixos: captura de movimentos, aprendizado de área e percepção profunda. Com isso, pode perceber quão longe o celular está do chão ou das paredes ao seu redor.

Ele também é o primeiro aparelho do Project Tango que funciona com o óculos de realidade virtual Daydream, criado pela Google no ano passado. O Daydream chegou para competir com o Oculus Rift, Gear VR, HTC Vive e outros modelos que começam a explorar as possibilidades da realidade virtual, principalmente em games e aplicações profissionais.

A Asus fez demonstrações criando um manequim em tamanho adulto e uma pequena pista de brinquedo para carrinhos, ambos digitais. Isso foi gerado em cima de um tapete com desenhos geométricos no chão - o programa reconhece aquele espaço e projeta tudo naquela área.

A empresa avisa que isso é só o começo porque, como toda tecnologia nova, ainda é necessário saber sua eficiência e praticidade no cotidiano. Afinal, o próprio Phab 2 Pro da Lenovo teve venda restrita e a recepção da crítica foi morna. Mas na teoria ele poderia, usando o exemplo do manequim, nos mostrar como uma roupa serviria para manequins de diferentes corpos.

Além da realidade aumentada

Zenfone AR é demonstrado com manequim durante lançamento na CES 2017 - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL
Por ora, o que mais impressiona no  Zenfone AR são suas especificações. Além do potente processador Snapdragon 821 --também usado no Zenfone 3 Deluxe-- ele tem imensos 8 GB de memória RAM --é o primeiro celular do mundo a alcançar essa marca. Os modelos atuais de celulares têm de 2 a 4 GB em média.

Ele ainda tem tela de iluminação super Amoled de 5,7 polegadas e resolução WQHD (Wide Quad High Definition, ou seja, 2.560 x 1.400 pixels (quatro vezes mais que HD) com vidro resistente Gorilla Glass 4. Seu corpo é superfino --4,6 a 8,95 milímetros, dependendo em que parte do corpo de plástico você mede; a área da câmera é mais espessa que o resto.

Para usar o sistema de câmeras apenas para foto e vídeo, como uma pessoa normal faria de cara, ele também assusta: uma delas clica em 23 MP e outra com a superresolução de 92 MP! Ah, e grava vídeos em 4K. O armazenamento interno vai de 32 GB a 256 GB, dependendo do modelo comprado.

Bateria de 5.000 mAh à vista

4.jan.2017 - Zenfone 3 Zoom - Reprodução - Reprodução
Zenfone 3 Zoom
Imagem: Reprodução
Outro anúncio interessante foi o  Zenfone 3 Zoom, primeiro celular da Asus com câmera dupla. Ambas são de 12 MP, mas uma tem lente angular para panoramas. Juntas elas criam um zoom total de 12X, sendo que 2,3 é zoom ótimo. Um sistema similar ao do iPhone 7 Plus, lançado no ano passado, criando inclusive o efeito de borrar o cenário de fundo para retratos melhores.

Como Megapixel não é tudo, a câmera trabalha com a tecnologia Superpixel, que captura mais luz e imagens, permitindo reduzir o nível de ruído das imagens.

Com tela de 5,5 polegadas, o processador é menos poderoso --um Snapdragon 625, o mesmo do Zenfone 3 comum-- mas o que impressiona é a bateria imensa de 5.000 mAh --a média atual dos aparelhos é 3.000.

A Asus promete até 42 em modo de espera ou 25 horas sem parar no uso de Wi-Fi, mas sabemos que raramente as fabricantes cumprem essas estimativas à risca. Mas se render metade disso, já será algo incrível. Bateria à parte, o Zenfone 3 Zoom ainda traz 4 GB de memória RAM e vai de 32 a 128 GB de armazenamento.

Nenhum dos dois modelos anunciados pela Asus teve preços especificados. A expectativa de lançamento do Zoom no Brasil é no primeiro semestre deste ano. Já sobre o AR, não há previsão.

*O repórter viajou a convite da Qualcomm