Topo

Novos botões do Facebook ajudarão vítimas de catástrofes ou ataques

Facebook amplia ferramentas para Safety Check (checagem de segurança) dos usuários em desastres - Divulgação
Facebook amplia ferramentas para Safety Check (checagem de segurança) dos usuários em desastres Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/02/2017 12h00

Segundo o Facebook, a ferramenta Safety Check (checagem de segurança) já foi usada por 1 milhão de pessoas desde seu lançamento, em outubro de 2014. Ela permite informar a todos seus contatos na rede social de que está seguro em meio a uma crise de segurança (como terremotos ou ataques terroristas). Agora ela ganhou novidades, como botões para você pedir ou oferecer ajuda diretamente de outros usuários.

Essa ajuda, chamada pelo Facebook de Community Help (ajuda da comunidade), poderá ser dividida por categorias como comida, água, abrigo, transporte, suprimentos para bebês e para bichos e roupas.

Funciona assim: quando a direção do Facebook ativa uma checagem após um desastre, as pessoas poderão ver os botões de Community Help na página do Safety Check daquele respectivo desastre. O botão principal da página, o "diga a seus amigos que está seguro", permanece inalterado.

8.fev.2017 - Facebook amplia ferramentas para Safety Check (checagem de segurança) dos usuários em desastres - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao clicar nos novos botões "encontrar ajuda" ou "pedir ajuda", você terá à disposição uma nova janela com as postagens visualizadas por categoria e localização para facilitar a busca. As imagens de divulgação também sugerem que haverá um espaço para divulgar o número do telefone de emergência daquela situação.

8.fev.2017 - Facebook amplia ferramentas para Safety Check (checagem de segurança) dos usuários em desastres - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Facebook diz que testará o recurso novo em "desastres naturais e crises acidentais como desabamentos de prédios e incêndios" na Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, para depois expandir a outros países e em outros tipos de incidentes.

Notícias falsas crescem no Facebook; saiba como não ser enganado

olhardigital