Topo

Para todos os gostos! Veja os celulares Nokia que devem chegar em breve

Nokia 3310 - Reprodução - Reprodução
Lembra dele?
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 04h00

Líder do setor de telefonia em um passado pré-iPhone, a empresa finlandesa Nokia deixou muita gente órfã no Brasil e no mundo quando sua parceria com a Microsoft fracassou e seus celulares sumiram do mercado em meados do ano passado. Mas essa fase ruim promete acabar em breve.

O primeiro sinal disso foi o sucesso de vendas do Nokia 6, o primeiro modelo lançado sob a tutela da companhia finlandesa HMD Global, que comprou os direitos da marca e deixou a fabricação para a Foxconn, empresa chinesa que produz o iPhone. O primeiro lote esgotou em 1 minuto quando começou a ser vendido na China

O número exato de exemplares vendidos nessa leva ainda não foi revelado, mas o aparelho estava disponível para pré-venda desde o dia 12 de janeiro. Agora com sistema Android 7.0, ele traz tela de 5,5 polegadas, 4 GB de RAM, 64 GB de memória interna e processador Snapdragon 430.

Nokia ressurge com novo celular

UOL Notícias

Mas o que animou muita gente nesta semana foram os rumores de que o Nokia 3310, clássico celular que ganhou fama de superresistente e de bateria longa vida nos anos 2000, seria relançado em breve --apesar de a empresa não confirmar: "Apesar de ficarmos tão animados quanto todo mundo para ouvir novidades, nós não comentamos rumores ou especulações", limitou-se a dizer um porta-voz. 

Veja outros modelos que estão para surgir nessa nova fase da Nokia:

Nokia 8 (ou P1)

Recentes vazamentos de imagens apontam para um iminente lançamento de um aparelho chamado Nokia 8 ou Nokia P1, o próximo top de linha da marca. No design, o telefone teria bordas arredondadas e um botão frontal.

As demais configurações seriam: Snapdragon 821 ou 835 (os mais potentes para celulares atualmente), câmera de 24 MP, Android 7.0, tela de 5,7 polegadas, 64/128 GB de memória interna. É esperado que o modelo seja anunciado (ou o rumor seja negado) na feita de tecnologia Mobile World Congress, no final de fevereiro.

Nokia 5

Processador Snapdragon 430 (quad-core, 1,4 GHz), tela de 5,2 polegadas com baixa resolução 720p, câmeras de 13 MP (principal) e 5 MP (frontal), memória RAM de 2 GB e 16 GB de armazenamento. Essas seriam os detalhes sobre o Nokia 5, um modelo mais barato que custaria 200 euros (R$ 655 na conversão direta).

Nokia 3

Este modelo seria ainda mais simples que seria "irmão" do 3, com quase as mesmas configurações: tela de 5,2 polegadas com baixa resolução 720p, câmeras de 13 MP (principal) e 5 MP (frontal), memória RAM de 2 GB e 16 GB de armazenamento. A diferença é o processador pior, um Snapdragon 425 (quad-core, 1,4 GHz). E o preço também é mais barato: 150 euros (R$ 490).