Topo

Facebook + Tinder: conhece este recurso que te ajuda a achar novos crushes?

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 04h00

O aplicativo de paquera Tinder tem sido a salvação para muitos solteiros. Já o Facebook não é muito lembrado na hora de conhecer novos pretendentes. Mas o analista de sistemas Marlos Távora, da empresa Chatbotmaker, de Fortaleza, resolveu juntar as duas coisas e criou um chatbot (robô de conversas) no Facebook Messenger, que ajuda usuários a "se conhecerem melhor".

Para testar, entre no seu computador em facebook.com/messengermatch e clique em "Enviar mensagem" (botão azul, no centro e à direita da tela). Uma janela vai se abrir. É o robô do Messenger Match em ação: ele vai pedir sua localização para achar pessoas na mesma cidade.

23.fev.2017 - Messenger Match - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Com esta informação, a janela passa a mostrar pessoas do sexo oposto --que são outros usuários e usuárias do bot-- junto com os botões "Gostei" e "Não gostei". É bem parecido com os "matches" do Tinder.

Quando a pessoa que você clicou como "Gostei" também gostar de você, dá "match". Nesse momento, ambos recebem o link do Messenger um do outro para conversarem de forma privada dentro do próprio mensageiro do Facebook.

Por enquanto, os únicos critérios de sugestões de "ficantes" são a localização e a quantidade de curtidas, mas o algoritmo do robô ainda está sendo aprimorado, segundo seu criador.

"Por exemplo, se você constantemente curte pessoas loiras, é bem provável que esse critério seja relevante para você. Então em algum momento poderíamos utilizá-lo como critério pra mostrar alguém para você", disse Távora.

Segundo ele, 175 mil pessoas já usam o chatbot. A maioria dos usuários é de Fortaleza, mas também tem muita gente de São Paulo.

Enquanto você estiver usando o robô, seu perfil vai ser sugerido para outras pessoas. Quando quiser sair da "brincadeira", clique no Menu (três barrinhas no canto inferior esquerdo da janela de conversa do Messenger Match) e depois em "Profile".

Aparecerão três botões: "Ir para os feeds", "editar perfil" e "desativar conta". Basta clicar neste último para deixar o Messenger Match, e seu perfil não será mais usado como sugestão.