Topo

Status antigo do WhatsApp voltou! Veja como usar as frases personalizadas

Antigo Status havia sumido, o que irritou usuários - Reprodução
Antigo Status havia sumido, o que irritou usuários Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/03/2017 08h49Atualizada em 25/06/2020 21h43

Foram tantas reclamações que o WhatsApp voltou atrás e retornou com o antigo Status na versão beta de número 2.17.95, lançada nesta quinta-feira (9) para quem participa do programa de testes do app no sistema Android.

A novidade ainda não está disponível nas versões para iOS e Windows Phone, mas as mudanças no app costumam chegar a todas as versões ao longo do tempo.

Para ser um usuário beta no Android, basta ir à página do aplicativo na Google Play e depois em "tornar-se testador".

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/whatsapp-antigo-status-de-volta---como-fazer-1-1489148820489.vm')

Se você já é um testador beta, basta atualizar o app para a última versão. Para acessar o antigo Status, clique no Menu principal (aquele no topo direito da tela principal) > Configurações > Sua foto de perfil > About and phone number.

Nas configurações do revivido Status —agora chamado de "Recado"— você pode escolher entre os textos prontos "disponível", "ocupado", "na escola", "no cinema", "no trabalho", "bateria prestes a acabar", "não posso falar, somente WhatsApp", "em reunião", "na academia", "dormindo" e "só chamadas urgentes".

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/whatsapp-antigo-status-de-volta---como-fazer-2-1489148830070.vm')

Se não gostar de nenhum desses, pode clicar no ícone de lápis no campo "Definido como". Você terá à disposição 139 caracteres para escrever uma palavra ou frase personalizada, como era antigamente antes do WhatsApp lançar o novo Status, similar ao estilo Snapchat de fotos e vídeos que somem em 24 horas e que continua ativo no app.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/whatsapp-antigo-status-de-volta---como-fazer-3-1489150495843.vm')

Para ver os "recados" de seus amigos, há duas formas. A primeira é clicar no ícone de contatos, no botão verde circular no canto inferior direito, na aba de conversas do WhatsApp. A lista de contatos aparecerá, e em cada um deles aparecerá o respectivo recado.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/whatsapp-antigo-status-de-volta---como-fazer-4-1489150527142.vm')

A outra forma é entrar em uma conversa individual, clicar no nome do contato (no topo esquerdo da tela) e rolar até o campo "recado e número de telefone".

Mudança "causou" entre usuários

  • 50508
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2017/02/23/voce-gostou-do-status-do-whatsapp.js

Pelo menos no Brasil, o novo Status do WhatsApp não havia agradado os fãs do app: em enquete do UOL, 79,41% dos mais de 10 mil votantes criticaram o novo Status.

Poucos aprovaram a cópia de recursos de aplicativos (Snapchat e Instagram) com propósitos diferentes, a mudança de abas na tela inicial (que deixou os contatos um pouco mais escondidos) e, claro, o fim do antigo Status, que muitos usavam para colocar frases poéticas ou mandar indiretas para seus "crushes".

Nas redes sociais, os lamentos pelo fim do antigo Status renderam a hashtag #KdMeuStatusDoWhats.

Alguns dias depois, o perfil de Twitter @WABetaInfo, que adianta novidades ainda em fase de testes, mostrou que o antigo Status havia voltado a aparecer com nomes como "About" e "Tagline" em versões do WhatsApp ainda não disponíveis para o público.

Atualização do WhatsApp mudou a função Status; veja