Topo

WhatsApp testa ferramenta que avisa aos contatos que você mudou de número

Allan White/Fotos Públicas
Imagem: Allan White/Fotos Públicas

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 09h14

Uma das pequenas inconveniências do uso do WhatsApp poderá em breve chegar ao fim. Segundo informação da conta de Twitter WABetaInfo, divulgada na quinta (23), uma ferramenta nova está sendo testada: um aviso aos seus contatos que você mudou o número de telefone.

"Como já mencionado em changelogs [arquivos de texto com novidades nas atualizações do app], o WhatsApp está trabalhando em um recurso para alertar seus contatos quando você muda o seu número. Você será capaz de escolher quem o WhatsApp irá alertar (contatos com quem você tem um bate-papo ou todos os contatos)", disse o WABetaInfo em dois tuítes.

Atualmente é assim: quem precisa criar uma conta nova no WhatsApp precisa fornecer seu número de telefone, que serve tanto como login de usuário quanto forma de autenticação, pois é para esse número que o app envia um código de seis números, via SMS, para concluir a configuração.

Quem muda de número precisa realizar um procedimento para manter todo o conteúdo antigo de conversas e arquivos. Dentro do app, é necessário ir em Opções > Sobre > Informações da conta > Mudar meu número. Lá você digita o número do seu telefone antigo e novo e segue as instruções na tela para migrar.

Ele também apagará a conta associada ao seu número de telefone antigo, de forma que seus contatos não poderão mais ver o seu número de telefone antigo em suas listas de contatos do WhatsApp. Mas este procedimento só pode ser realizado se você continuar usando o mesmo aparelho.

Você pode também mudar o seu número simplesmente inserindo o seu novo chip no seu telefone e abrindo o WhatsApp. O aplicativo deverá abrir uma tela para que você possa verificar o seu número novo. Só que isso criará uma conta nova do zero e suas informações e conteúdo da conta antiga não serão transferidos.

Veja também: atualização do WhatsApp mudou a função Status

UOL Notícias