Topo

Galaxy S8 vem com tela "infinita" e novo assistente; conheça o celular

Samsung Galaxy S8 e S8 Plus - Reprodução
Samsung Galaxy S8 e S8 Plus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 12h06Atualizada em 25/09/2018 10h33

Finalmente foram lançados os Galaxy S8 e S8+ (Plus), celulares top de linha da Samsung. Os novos celulares entrarão em pré-venda em 30 de março, com venda a partir de 21 de abril nos EUA. Por enquanto, não há informações sobre lançamento e preço no Brasil. 

Para dar conta das altas expectativas, a empresa apostou em uma tela maior sem comprometer o modo de segurar, além de ter bordas curvas como nas antigas versões "edge". A novidade foi apelidada de "tela infinita". Os novos modelos tem telas maiores do que a versão S7 com 5,8 polegadas e 6,2 polegadas -- o S7 tinha 5,1" e 5,5". 

  • 50693
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2017/03/29/voce-compraria-o-galaxy-s8.js

Em um vídeo no evento realizado nesta quarta-feira (29), em Nova York, a Samsung mostrou como mudou o design da linha Galaxy. A tela “empurrou” todas as bordas do aparelho --aos lados, acima e embaixo. Ou seja: o display do aparelho foi aumentado consideravelmente sem aumentar absurdamente o tamanho dele. O nome da marca já não aparece na frente do aparelho, na parte de cima, fora da tela há apenas o espaço para câmera frontal, visor LED e saída de som. Abaixo, uma pequena borda.

A proporção da tela é 18,5:9, bem parecida com a do novo LG G6, que é 18:9 --a tela mais comprida já parece uma tendência para as telas dos celulares, mas a do S8 é curva, o que dá mais a sensação de tela em toda a frente do aparelho.

A mudança no design também foi estendida ao botão frontal: eles sumiram da parte física do aparelho e estão embutidos na tela, no mesmo espaço que ocupavam antes. A tela bem maior em relação aos modelos anteriores, contudo, também veio acompanhada de um discreto aumento nas dimensões dos aparelhos e no peso em relação aos antecessores.

Ah, e o botão home agora é sensível à pressão, que nem nos iPhones recentes. Isso porque como ele não é mais um botão físico, você pode apertar com mais força para tirar a tela do modo stand-by da Samsung, que é chamado de "Always On" (sempre ligado).

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/galaxy-8-possui-o-botao-invisivel-1490802967935.vm')

“Estamos revelando uma tela infinita para que você tenha uma experiência imersiva”, disse DJ Koh, presidente de comunicações mobile da Samsung. “Temos compromisso com a qualidade, a segurança e a construção [do celular]”, disse o presidente sobre o Galaxy S7, referindo-se ao fiasco das explosões do Galaxy Note 7 que fizeram cair parte da credibilidade da fabricante.

Além disso, nos últimos meses a cúpula da Samsung se envolveu em escândalos de corrupção que levaram até à prisão do vice-presidente da marca. Por isso, toda a atenção do mercado de celulares está voltada para o Galaxy S8, que deve definir o futuro da companhia sul-coreana. Os modelos top de linha da marca são os principais concorrentes do iPhone.

O S8 foi lançado pela Samsung em cinco cores: “preto meia-noite”, “cinza orquídea”, “azul coral”, “prata ártico” e dourado --não se sabe quais cores chegarão ao Brasil.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/samsung-galaxy-8-e-suas-cores-1490802034647.vm')

Câmera e Bixby

A câmera manteve os 12 MP do Galaxy S7, com novidades nos detalhes. Ela possui um sistema de reconhecimento de objetos que mostra o que está aparecendo na tela. Por exemplo, se você aponta para algumas flores, a câmera as reconhece e mostra fotos de flores da internet. Você pode comprar flores a partir disso ou identificar uma planta pouco conhecida.

Além disso, a câmera virá novamente com a tecnologia Dual Pixel, usada no Galaxy S7. Ela garante foco mais rápido e mais entrada de luz que as câmeras de celular sem esse recurso. A câmara  traseira terá ainda estabilização ótica (que evita imagens tremidas) e abertura F1.7 que garante mais luz. Na frente, o sensor cresceu de 5 MP (do Galaxy S7) para 8 MP com autofoco e também abertura F1.7.

O novo assistente virtual Bixby serve para facilitar o uso do sistema, pois tudo o que você faria tocando a tela, você deve conseguir fazer com a assistente. A Samsung promete que o Bixby entenda o contexto do que o usuário está fazendo --algo que o assistente virtual do Google também já consegue fazer em buscas na internet, por exemplo.

De acordo com a empresa sul-coreana, o usuário pode falar “fotografe isso” que a assistente virtual entenderá do que o usuário está falando. A linguagem com a assistente virtual, então, fica mais solta e parecida com a vida real. 

Conheça o novo assistente virtual do Galaxy 8

Ele ainda poderá fazer compras online de uma forma diferente --você pode apontar para um objeto que ela procurará entre os “parceiros” da Samsung. Isso, claro, além das principais funções que outros assistentes das concorrentes conseguem fazer, como conversar, mandar mensagens, fazer ligações etc.

O Bixby é ativada por um botão físico na lateral e vai chegar com o Samsung Galaxy S8, mas por ora o assistente será limitado aos mercados sul-coreano e norte-americano. Há ainda o botão ligar e desligar e o botão de volume.

A intenção da Samsung é ainda deixar o Bixby controlar o ecossistema de objetos conectados de sua casa. Isso mostra que a sul-coreana pode entrar na briga com os hubs (assistentes inteligentes para a sala de estar) Alexa, da Amazon, e o Google Home.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/galaxy-8---tamanhos-1490802664224.vm')

Processador e bateria

Eles serão os primeiros da linha Galaxy S equipados com processadores octa-core fabricados com o processo de 10 nanômetros, que permite CPUs menores e mais rápidos. Os processadores serão mais rápidos que os do S7, com 2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad e 2.35GHz Quad + 1.9GHz Quad.

Os dois modelos repetiram especificações da geração anterior, como o sensor de megapixels da câmera traseira (12 MP), a memória RAM (4 GB). A bateria do S8 será igual a do S7, de 3.000 mAh. Já a do S8+ será menor do que a so S7 Edge -- de 3.600 para 3.500 mAh.

Vale notar que a Samsung desta vez só deu a opção de 64 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão microSD); ou seja, não há versões com 32 GB --que dá conta para a maioria das pessoas-- ou maiores, com 128 GB ou mais.

Em termos de bateria, o S8 está na média do mercado e abaixo dos 5.000 mAh do Galaxy A9 e do Zenfone 3 Zoom. $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/galaxy-8---bateria-e-carregador-1490804652586.vm')

Na apresentação, a Samsung exaltou rapidamente o processo de segurança dos testes de baterias --uma tentativa de passar mais segurança ao mercado após o fiasco das baterias explosivas do Galaxy Note 7. Ambas as baterias suportam carregamento rápido, quer seja na ligação física quer no carregamento por indução. 

Resta saber se a bateria, que não evoluiu na quantidade de carga, vai dar conta das novidades da tela maior. A Samsung alega que melhorou os processos químicos da bateria, o que deve aumentar não apenas sua segurança, mas sua eficiência também. $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/samsung-galaxy-8---reconhecimento-da-iris-1490804234192.vm')

Agora há cinco formas de destravar a tela do celular: por senha convencional; padrão; com o sensor de impressão digital, que agora fica na parte de trás do celular, ao lado da câmera (que deve ser mais difícil de alcançar com o dedo); com o leitor de íris; e o escaneamento de rosto --essa última já foi usada em modelos anteriores da marca.

A Samsung também aproveitou o lançamento para incrementar os fones de ouvido que vêm na caixa, que agora são produzidos pela AKG, empresa especializada em áudio adquirida pela Samsung no ano passado. Se comprados à parte, eles custam US$ 99. E o Bluetooth foi atualizado para a versão 5.0, que suporta dois fones de ouvido ao mesmo tempo.

No sistema operacional, a Samsung lança os novos smartphones com o Android 7.0 com sua interface Touchwiz, que renovou os ícones e a interação com o usuário.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/o-novo-galaxy-traz-cinco-formas-de-acesso-ao-aparelho-1490802440431.vm')

Outros recursos

A Samsung ainda anunciou uma extensão do Samsung Pass, que permite que a biometria seja usada para acessar sites e aplicativos.

Houve espaço ainda para novidades em produtos que podem ser acompanhados com o Galaxy S8, como um controle de movimento para o óculos de realidade virtual da marca e novas parcerias de conteúdo para o VR. A empresa ainda anunciou um novo modelo da câmera Gear 360, que capta o que ocorre ao redor em 360º. Agora a câmera é mais portátil e suporta transmissões ao vivo em redes sociais. 

Uma grande novidade da Samsung é o Samsung DeX. Por meio dele, é possível você levar o seu telefone para dentro de um computador. Ao conectar o telefone em um dock, integrado a um monitor, a um teclado e um mouse, você usa os apps do Android bem adaptados ao tamanho de tela. A novidade é algo semelhante ao Continuum, presente no Windows 10, que permite transformar seu celular em um computador. Será o início do verdadeiro fim dos PCs? $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/galaxy-8---lancamento-21-de-abril-1490803871459.vm')

Galaxy S8

  • Tela: Super Amoled de 5,8 polegadas 148.9 x 68.1 x 8.0 mm, 155 g, Quad HD+ (2880 x 1440 pixels) 570 ppi
  • Câmera traseira: 12 MP com tecnologia Dual Pixel
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Processador: Octa-core (2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad), 64 bit, 10nm processor
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB com suporte ao cartão microSD
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Assistente pessoal Bixby instalado
  • Resistência a água e poeira certificada pelo código IP68 (submerso a mais de 1 m por até 30 minutos)
  • Leitor de íris
  • Sistema operacional Android 7.0

Galaxy S8+

  • Tela: Super Amoled de 6,2 polegadas 159.5 x 73.4 x 8.1 mm, 173 g, Quad HD+ (2880 x 1440 pixels) 529 ppi
  • Câmera traseira: 12 MP com tecnologia Dual Pixel
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Processador: Octa-core (2.35GHz Quad + 1.9GHz Quad), 64 bit, 10nm processor
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB com suporte ao cartão microSD
  • Bateria: 3.500 mAh com carregamento rápido
  • Assistente pessoal Bixby instalado
  • Resistência a água e poeira certificada pelo código IP68 (submerso a mais de 1 m por até 30 minutos)
  • Leitor de íris
  • Sistema operacional Android 7.0
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/samsung-galaxy-8---seguranca-escaneamento-da-retina-1490801834852.vm')
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2017/samsung-galaxy-8-em-maos-1490800967668.vm')

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2017/comparacao-celular-1490743065387.vm')

Galaxy S7, Moto Z, Xperia XZ e iPhone 7: qual é o mais rápido?