Topo

5 dicas para você fazer seu celular velho ficar com cara de novo

Antes de jogar seu celular velho no lixo, tente dar um novo gás a ele - Thinkstock/via BBC
Antes de jogar seu celular velho no lixo, tente dar um novo gás a ele Imagem: Thinkstock/via BBC

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 04h00

Está tendo problemas com o seu celular velho e não tem dinheiro para comprar um novo? Talvez uma solução mais prática seja fazer o seu antigo aparelho ficar com jeito de um recém-lançado.

O UOL Tecnologia dá algumas dicas para deixar esse seu velho celular desenferrujado. Algumas delas não necessitam de custo nenhum e podem ser feitas por você mesmo. Veja abaixo:

Compre uma capinha nova

Capa - Reprodução - Reprodução
Há capas de celular de todos os estilos
Imagem: Reprodução

Uma capinha nova é sempre um bom ponto de partida para você remodelar seu velho telefone. Se você já tem uma antiga, é uma maneira certeira de se livrar do desgaste dela. Se você nunca teve uma capinha, é uma solução boa para esconder arranhões e marcas de queda que seu aparelho deve ter. Limpar bem o exterior do smartphone também é sempre necessário.

Troque a bateria

Bateria - divulgação - divulgação
Baterias dos celulares velhos se desgastam muito mais rapidamente
Imagem: divulgação

As baterias têm um ciclo de vida útil de cerca de dois anos. Se você tem um celular antigo por aí, provavelmente já notou que a bateria dele não é como na época em que você comprou o aparelho. A solução para isso pode ser trocar a bateria dele.

Você pode fazer isso você mesmo, mas o melhor é levar o aparelho em uma assistência técnica que faça o serviço. É bom ainda fazer um orçamento para ver se vale a pena trocar a bateria ou comprar um modelo novo. Normalmente vale a pena e uma bateria nova sempre deixa os celulares parecendo novos.

O usuário também pode optar por apps que controlam o uso da bateria ou que indicam como melhorar a eficiência dela

Remodele o software

Android - Divulgação - Divulgação
Celulares Android permitem uma enorme customização do aparelho
Imagem: Divulgação

Essa vale principalmente para usuários Android, que podem praticamente customizar todo o telefone. Há vários apps – muitos deles gratuitos – que deixam o usuário mudar totalmente a cara do celular. É possível baixar uma nova interface, colocar uma página inicial diferente, remodelar o design dos apps e até trocar o teclado do aparelho, como já ensinamos.

Os usuários do iOS devem se contentar com mudanças no protetor de tela e papel de parede. Uma outra ação importante é atualizar os aplicativos antigos. Isso fará com que eles funcionem melhor do que em versões desatualizadas.

Ganhe mais espaço no celular

Celular cheio na memória não serve para nada, né? Há algumas maneiras de liberar espaço no aparelho. Uma delas não exige gasto nenhum: você pode sempre restaurar seu celular ao padrão de fábrica, deletando tudo do seu smartphone. O ideal, claro, é você salvar fotos e outras coisas que julgar importante antes de fazer isso. A ação, ao menos, ajudará a liberar espaço de dados que apps e o próprio celular vão acumulando.

É bom também analisar quais aplicativos instalados você realmente usa com frequência e que vale manter. Deletar apps pode fazer o aparelho ganhar velocidade e memória. Se você não gostar dessa opção, é útil comprar slots microSD para armazenar memória em celulares que aceitam o cartão. Ah, e passe a hospedar suas fotos na nuvem com programas como o Google Fotos.

Descubra outras opções do seu celular

Você já investigou realmente a fundo tudo o que o seu velho celular tem para oferecer? Provavelmente não. Há sempre alguma opção ou coisa nova que não sabemos ou que surgiu em alguma atualização sem que soubéssemos. Então, se quiser um sentimento de novidade, uma solução é pesquisar mais sobre tudo do que o seu celular é capaz. Quem sabe ele não te surpreende?