Topo

Você é louco para comentar com GIFs? O Facebook agora tem isso

Do UOL, em São Paulo

15/06/2017 15h07

GIFs são uma paixão mundial, e apostamos que você os adora também. Mas você não devia saber que eles estão comemorando 30 anos. Mas o Facebook sabe, e usou a efeméride para trazer mais imagens animadas para a rede social. Agora os GIFs podem ser usados nos comentários dos posts do Facebook, em todas as plataformas (desktop e celular).

O UOL já visualizou o botão de GIF na ponta direita do campo de comentários no Facebook para computador. Ao clicar nele, aparece uma janelinha com um campo de busca por GIFs, além de uma rolagem com várias sugestões.

GIFs nos comentários do Facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A empresa divulgou o vídeo abaixo com a novidade.

Sobre o aniversário, o GIF - sigla para "graphics interchange format", ou formato para intercâmbio de gráficos, foi criado pelo desenvolvedor de software americano Steve Wilhite, enquanto trabalhava no serviço de BBS (uma pré-internet dos anos 70 e 80) da empresa CompuServe em 15 de junho de 1987.

GIFs podiam ser estáticos ou reunir vários frames em um mesmo arquivo, gerando uma pequena animação em loop. Como bem sabemos, foi esse tipo de GIF que fez maior sucesso com o público.

Nos anos 90, com a ascensão da World Wide Web, que é a internet que conhecemos hoje, os GIFs eram rudimentares mas foram usados à exaustão para as pessoas enfeitarem suas primeiras páginas HTML.

Hoje, eles são usados para tudo: além da diversão, podem ser explicativos —como na imagem abaixo—, considerados formas de arte ou até mesmo armas contra humanos, como foi o caso do jornalista da "Newsweek" Kurt Eichenwal, que teve convulsões ao receber um GIF pelo Twiiter.

Voltando ao Facebook, ele ainda aproveitou a data para lançar uma enquete meio bizarra para os internautas americanos: como se pronuncia "GIF" por lá? Com som de "g" fechado, como "gorila", ou aberto, semelhante ao "j", como em "girafa"? Não pense muito nisso: a enquete só vai aparecer para quem usa Facebook nos EUA.