Topo

O que é isso? Google entende seus garranchos e melhora seus desenhos

Desenho feito no AutoDraw com ajuda das sugestões do Google - Reprodução - Reprodução
Desenho feito no AutoDraw com ajuda das sugestões do Google
Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 04h00

Se você não tem a arte de desenhar entre seus pontos fortes e não se lembra com saudade das aulas de educação artística, o Google pode te ajudar. O UOL Tecnologia testou o AutoDraw, ferramenta da empresa de tecnologia que permite transformar seus garranchos em belos desenhos.

Disponibilizado tanto na forma de site como app para celulares e tablet, o AutoDraw é um produto oriundo do A.I. Experiments, mantido pelo Google para mostrar experimentos com inteligência artificial. 

A intenção desse setor do Google é de testar a inteligência artificial, que se ramifica cada vez mais por vários setores. Disso surgiu o AutoDraw, uma ferramenta simples e até rudimentar, mas bem útil.

O AutoDraw basicamente usa inteligência artificial e aprendizado de máquina em sua atividade. A aparência dele lembra um pouco o Paint e é tão rudimentar quanto: no lado esquerdo é possível escolher o tipo de ação (pincel, preenchimento, forma), e cores para desenhar, enquanto no centro da tela está a folha em branco.

Desenho feito no AutoDraw sem ajuda do Google - Reprodução - Reprodução
Desenho feito no AutoDraw sem ajuda do Google
Imagem: Reprodução

A grande diferença aparece quando está selecionada a ação “AutoDraw”. Com ela ativada, a ferramenta passa a tentar adivinhar o que você está desenhando na tela. Os palpites do Google vão aparecendo no topo da página.

No teste feito pelo UOL Tecnologia a precisão foi grande: o AutoDraw conseguiu adivinhar o que desenhávamos, apesar de que em algumas vezes a opção não estava entre as primeiras da lista. Nesses casos a culpa pode ser dos nossos garranchos também, né? O AutoDraw permite ainda ajustar o tamanho do desenho, copiar algo que você já desenhou, escrever na tela e muito mais. 

O Google disse que contou com a ajuda de artistas e designers na produção dos desenhos sugeridos pelo AutoDraw. A ferramenta básica pode ser usada como diversão, mas também profissionalmente. Ao fim, é possível salvar ou compartilhar seus desenhos. 

O site por enquanto ainda é simples demais e não tão intuitivo. O Google afirma que tende a melhorar e adicionar mais opções de desenhos no futuro para a plataforma.

De qualquer forma, o desenho fica muito melhor com ajuda da ferramenta, como é possível ver na comparação mais acima — não repare na presença de um golfinho em um rio, por favor.