Topo

A Apple vai encerrar a produção do iPhone no Brasil?

Marcio Jose Sanchez/AP
Imagem: Marcio Jose Sanchez/AP

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 14h46

Segundo reportagem da revista "Istoé Dinheiro", publicada nesta terça-feira (27), até o fim deste ano, a linha de montagem do iPhone no Brasil deve ser encerrada, acabando com a produção de equipamentos da Apple no mercado brasileiro. A empresa norte-americana nega as informações da publicação.

A revista teria ouvido uma ex-funcionária demitida da fábrica da empresa taiwanesa de eletrônicos Foxconn em Jundiaí (SP), que não quis se identificar. Nos últimos anos, o Brasil recebeu seis fábricas da Foxconn: duas em Manaus, uma em Santa Rita do Sapucaí (MG) e três em Jundiaí.

Na época do acordo com o governo brasileiro, em 2011, Terry Gou, presidente da Foxconn, prometeu à então presidente Dilma Rousseff investir US$ 12 bilhões no Brasil e empregar mais de 100 mil pessoas para produzir e montar produtos da Apple e de outras empresas. Mas o total de funcionários da Foxconn no país nunca chegou a 10 mil.

Por conta de uma série de fatores, incluindo os impostos brasileiros e a crise no mercado de eletrônicos, a operação da Foxconn no Brasil começou a passar por problemas. Especialistas afirmam que a produção da taiwanesa nunca chegou a decolar por aqui.

Há dois meses, a Apple encerrou a produção de iPad no Brasil por causa das baixas vendas do tablet no mundo todo. Além disso, funcionários das fábricas da Foxconn começaram a ser demitidos. A operação do iPad chegou a ter 2.000 empregados em 2012, mas já tinha caído para 130 neste ano, e deste número, pelo menos 70 foram demitidos em abril.

A Apple respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que as informações da reportagem da "Istoé Dinheiro" "não procedem". No entanto, recusou-se a comentar mais detalhes da atual situação da parceria entre Apple e Foxconn no Brasil.

"Steve Jobs, O Visionário": exposição mostra como pensava o mito da Apple

UOL Notícias