Topo

Facebook vai esconder posts de seus amigos que publicam links demais

Do UOL, em São Paulo

04/07/2017 15h24

Todo mundo tem um contato no Facebook que compartilha mais coisas que o normal. Isso pode ser bem chato, e agora a própria rede social tomará uma atitude contra isso. A plataforma vai começar a reduzir o alcance desses usuários no Feed de Notícias para tentar mostrar histórias mais relevantes.

A decisão da rede social tem relação com uma pesquisa interna feita pela empresa. Segundo o levantamento, há um pequeno grupo de usuários que publica muito durante o dia. Essas pessoas tendem a compartilhar conteúdo de baixa qualidade, como informações erradas ou sensacionalismo.

"Como resultado disso [da pesquisa], nós queremos reduzir a influência desses 'spammers' e despriorizar os links que eles postam comparados com usuários convencionais", informou o Facebook em post em seu blog oficial.

A rede ressalta que esta decisão vai ser aplicada prioritariamente em links, e não a domínios de sites, fotos, vídeos ou atualizações de status.

A medida tomada pela rede social vem após o Facebook ser alvo de críticas por contribuir na disseminação de notícias falsas. Desde então, a companhia tem anunciado ações para tentar coibir este tipo de conteúdo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede começou a submeter links com notícias duvidosas para entidades que checam a veracidade das notícias. Caso seja considerada questionável, a publicação ficará marcada como tal. Se algo for considerado falso, aparecerá uma mensagem informando isso e convidando o usuário a não compartilhar.