Topo

Existe uma réplica do Orkut, e você deve ficar esperto se quiser acessá-la

Página inicial do orkut.li é igual a uma das repaginações oficiais feitas pelo Google - Reprodução
Página inicial do orkut.li é igual a uma das repaginações oficiais feitas pelo Google Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 12h38Atualizada em 12/07/2017 14h49

O Orkut deixou de funcionar em setembro de 2014. No entanto, nesta quarta-feira (12) começou a pipocar uma réplica da rede social no endereço orkut.li. Caso você fique curioso para acessar, tome cuidado, pois a página é de procedência duvidosa.

Para começar, a página não tem nada a ver com o Google, empresa que mantinha a rede social. A companhia nega qualquer tipo de relação com a iniciativa. Além disso, o próprio navegador Chrome mostra um aviso dizendo que pode ser um site que pode roubar informações das pessoas, como senhas, números de telefone ou cartões de crédito.

Página de aviso do Google Chrome ao tentar acessar o site orkut.li - Reprodução - Reprodução
Página de aviso do Google Chrome ao tentar acessar o site orkut.li
Imagem: Reprodução

Outra questão tem relação com o mantenedor do site. Ao usar um serviço de identificação, foi possível constatar que a página está no nome de um brasileiro e localizado na avenida Paulista, em São Paulo. O endereço orkut.li foi registrado em agosto de 2006.

A pedido do UOL Tecnologia, Fábio Assolini, que é analista de segurança da Kaspersky, verificou a página clone do Orkut e disse que no momento ela não está distribuindo malware. Porém, não recomeda a tentativa de acesso. “A página teve vários donos e foi hospedada em muitos lugares. Como ela está registrada provavelmente com um nome falso e por uma empresa não idônea, não é indicado o registro de dados por parte dos usuários”, afirmou.

Funciona?

A primeira tentação dos antigos usuários da rede social é tentar fazer login com os dados anteriores. Já avisamos de antemão que não vai funcionar. Quem se arriscou a criar uma identidade, teve de criar um login do zero. No entanto, é possível navegar pelas comunidades antigas.

O Google encerrou o arquivo de comunidades no fim de abril de 2017. A provável razão para este clone do Orkut ter esse tipo de informação é algum backup de dados.

O interessante é que o visual da página segue um dos designs clássicos do Orkut, e não a última repaginação da rede social. 

30.set.2014 - A rede social Orkut, criada em 2004 e que atualmente pertence à empresa Google será fechada nesta terça-feira (30).  O conteúdo das comunidades está sendo disponibilizado em um índice organizado por ordem alfabética  - Reprodução - Reprodução
A rede social Orkut foi encerrada em 2014, porém o Google deixou liberado o acesso a comunidades até abril de 2017
Imagem: Reprodução