Topo

Sabia que seu celular pode servir como mouse e teclado? Veja como funciona

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

21/07/2017 04h00

A esperada era em que os smartphones substituiriam totalmente os computadores ainda não chegou (e talvez nunca chegue), mas é possível começar essa revolução aos poucos com alguns acessórios. Você sabia, por exemplo, que seu celular pode servir como mouse e teclado de computador ou notebook?

A função é mais fácil do que você pode imaginar e exige pouco do usuário (confira o passo a passo no vídeo acima). Primeiro de tudo, é claro, você terá que baixar o aplicativo que realizará a função. Existem alguns – o que utilizamos foi o Remote Mouse, disponível tanto para iOS como para Android.

Além do aplicativo instalado em seu celular, você precisará também do software de computador do Remote Mouse. Aí basta conectar os dois na mesma rede Wi-Fi que você já conseguirá utilizar o mouse e teclado por meio do celular. Se preferir, há a opção de escanear um QR Code – igual aquele que utilizamos para usar o WhatsApp Web.

Com os dois dispositivos pareados, é só começar a utilizar os recursos do Remote Mouse. Mas é claro que há diferença entre usar um mouse real.

A área livre para touch servirá para você navegar com o mouse arrastando seu dedo. Se você der um clique com um dedo nessa área, funcionará como o botão esquerdo do mouse. Se der um clique com dois dedos, será como o botão direito do mouse.

Colocando os dois dedos juntos no seu celular também será possível usar a barra de rolagem do mouse, indo para cima, para baixo e para os lados. O Remote Mouse funciona de forma muito semelhante a mouses da Apple.

O aplicativo ainda tem outras opções, como o teclado – basta digitar no celular que aparecerá no seu computador. Por meio do aplicativo é ainda possível desligar e reiniciar o computador, além de abrir programas em ícones que estão presentes no app.

A ferramenta é bem útil principalmente se você quebrou algum acessório do seu computador. Ou até se você não quer ter esses dois acessórios por perto e se contenta com o uso pelo celular.