Topo

Top de linha, celular Moto Z2 Force ganha câmera dupla e perde bateria

Novo Moto Z2 Force da Motorola é apresentado em NY - Márcio Padrão/UOL
Novo Moto Z2 Force da Motorola é apresentado em NY Imagem: Márcio Padrão/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em Nova York (Estados Unidos)*

25/07/2017 12h18Atualizada em 26/07/2017 12h09

Ainda resistente, fino e poderoso, mas com menos bateria: assim pode ser resumido o Moto Z2 Force, novo celular top de linha da Motorola anunciado nesta terça-feira (25) em Nova York, nos Estados Unidos. A segunda geração do aparelho repetiu a tendência vista no Moto Z2 Play, “irmão mais novo” apresentado no final de maio: sacrificou um pouco da capacidade da bateria para perder espessura.

O Moto Z Force original tinha uma bateria de 3.500 mAh e não foi lançado no Brasil; veio para nosso país apenas sua versão “comum” com 2.600 mAh. Já o Z2 Force - a marca não vai lançar uma versão comum do modelo neste ano - traz uma bateria de 2.730 mAh.

Para se ter uma ideia de como isso parece pouco para um produto deste porte, o Moto G5 Plus, da própria Motorola e que custa bem menos que a linha Moto Z, traz 3.000 mAh. Mas é bom lembrar que tudo vai depender do consumo de energia do celular na prática. É possível que o celular mantenha a eficiência energética diminuindo a bateria. 

Ao menos o novo Moto Z2 Force tem outros atrativos para compensar. A mudança mais bem-vinda é a câmera dupla de 12 MP, tendência em celulares recentes, e com dois LEDs para o flash na parte frontal. Ela deverá melhorar bastante a qualidade das fotos, já que as duas lentes trazem mais possibilidades criativas.

Novos acessórios Snap, como este gamepad, também foram apresentados - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Novos acessórios Snap, como este gamepad, também foram apresentados
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Além disso, o Moto Z2 continua sendo um dos celulares mais finos do mundo - e é também por conta disso que a bateria teve que encolher. O modelo ainda traz uma tela de 5,5 polegadas com a alta resolução Quad HD (2560x1440 pixels). A espessura é de apenas 6,1 mm (o Moto Z Force original tinha 6,99 mm e o Moto Z normal tinha 5,19 mm). 

Como diz o nome (Force), ele conta, ainda, com o vidro superresistente ShatterShield, o mesmo do ano passado. Isso torna o aparelho um dos mais resistentes a quedas no mercado, tocando em um ponto que é uma reclamação constante de consumidores contra smartphones.

Moto Z2 Force é duro na queda; ele é feito de ligas de alumínio Série 7.000, o que lhe confere maior resistência - Divulgação - Divulgação
Moto Z2 Force é feito de ligas de alumínio Série 7.000, o que lhe confere maior resistência
Imagem: Divulgação

As dimensões gerais e tela mudam pouco em relação ao modelo de 2016 para garantir o compromisso de compatibilidade com os Moto Snaps, acessórios modulares que surgiram no ano passado e que ampliam as capacidades do smartphone. 

Neste evento, a Motorola apresentou mais detalhes sobre seu novo Snap de gamepad para jogos (com controles e botões manuais) e a nova câmera que filma em 360 graus. A câmera custará US$ 300 (cerca de R$ 950) nos Estados Unidos. 

Acessório da Motorola poderá tirar fotos em 360º - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Acessório da Motorola poderá tirar fotos em 360º
Imagem: Márcio Padrão/UOL

O armazenamento será de 64 GB (em alguns mercados o aparelho deve ter 128 GB) e a memória RAM é de 4 GB -- o modelo que chegar no Brasil virá com 6 GB. É uma pena, considerado que alguns aparelhos topo de linha vêm com até 6 GB de RAM.

Completam as principais especificações o ótimo processador Snapdragon 835 (um dos mais poderosos do mercado de celulares e usado no Sony Xperia XZ Premium e na versão americana do Samsung Galaxy S8), o Android quase puro versão 7.1; o conector USB Type-C; e a ausência, de novo, de entrada 3,5 mm para fones de ouvido. Junto com o smartphone vem uma espécie de adaptador USB-C para a saída 3,5 mm.

O aparelho estará disponível nos Estados Unidos a partir de 10 de agosto. A Motorola afirma que o top de linha chegará ao Brasil ainda neste inverno, portanto até o fim de setembro. 

Ficha técnica: Motorola Moto Z2 Force

Tela: 5,5 polegadas Quad HD 1440p (1440 x 2560)
Sistema operacional: Android 7.1
Processador: Snapdragon 835 Octa-Core de até 2,35 GHz
Memória: 64 GB de armazenamento (expansível até 2 TB) e 4 GB de RAM (6 GB de RAM na versão brasileira do aparelho)
Câmeras: Dupla de 12 MP (traseira) e 5 MP (frontal)
Dimensões: 76 x 155,8 x 6,1 mm
Porta: USB-C para fone de ouvido, carregar o aparelho e transferir dados (não tem entrada de fone de ouvido)
Bateria: 2.730 mAh
 
* O repórter viajou a convite da Motorola