Topo

Curte enviar áudio? Veja o recurso do WhatsApp que vai facilitar sua vida

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 10h32Atualizada em 03/07/2020 05h40

Você adora enviar e receber áudios do WhatsApp? O recurso divide opiniões, pois enquanto facilita a vida de quem não pode digitar em um determinado momento, muitos outros acham que o recurso é usado em exagero pelos amigos e preferem o bom e velho texto.

Mesmo quem gosta deve se incomodar com o formato usado até agora: clicar no ícone do microfone, dentro da conversa, e só terminar de gravar quando você tira o dedo da tela. Mas o app já conta há algum tempo com um recurso valioso para os fãs dos áudios: um gravador nativo do app que não precisa do dedo pressionado na tela para funcionar.

A versão 2.17.293 do WhatsApp para Android, disponível desde a semana passada para quem usa a versão de teste, melhorou esse recurso, fazendo com que ele possa gravar em segundo plano, permitindo ao usuário sair da tela do WhatsApp e até mesmo bloquear a tela do celular enquanto a gravação continua.

Como funciona? Siga os passos da imagem abaixo: Dentro da conversa, clique no ícone de clipe. Várias opções aparecem, e uma delas é "Áudio"; clique nela. Depois haverá mais duas ações: "Escolher a faixa de música" e "Gravar com o WhatsApp". Use esta segunda e o gravador aparecerá. Você pode gravar até 15 minutos de voz sem interrupção.

8.ago.2017 - WhatsApp para Android passa a ter gravador de voz independente - Reprodução - Reprodução
No item de anexos (símbolo do clipe), selecione áudio e escolha Gravar com o WhatsApp
Imagem: Reprodução

Por enquanto o recurso não está disponível para usuários do WhatsApp no iPhone, mas é procedimento comum da empresa testar um novo recurso em uma plataforma e depois de um tempo migrá-lo para a outra.

Como virar um usuário beta do WhatsApp no Android

Abra o Google Play e busque por WhatsApp Messenger. Role a página para baixo e lá estará disponibilizada a opção para se tornar usuário da versão beta.

É importante ressaltar que trata-se de uma versão de testes e o número de usuários é limitado pela companhia. A versão beta (de testes) do WhatsApp costuma receber antes recursos que posteriormente devem ser adotados para a maioria dos usuários.

Saiba como enviar mensagens para vários contatos no WhatsApp

UOL Notícias