Topo

Seu celular dizia ter bateria e descarregou do nada? Entenda o motivo

Índice de bateria não é tão confiável como parece, viu? - Getty Images
Índice de bateria não é tão confiável como parece, viu? Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 04h00

Já aconteceu de você estar usando o celular, com bateria sobrando, e o aparelho desligar do nada? A situação já pegou muita gente de surpresa e irritou donos de celulares caros ou baratos. Segundo especialistas ouvidos por Tilt, não há um único motivo para que isso aconteça, mas a primeira aposta seria um problema de comunicação entre o sistema de controle da bateria [BMS, de battery management system] e o indicador de nível, que marca a porcentagem.

Não existe um sistema de controle da porcentagem de bateria muito preciso, porque isso custa quase o valor da bateria. Nem sempre o que está escrito é o que tem mesmo disponível, e aí desliga antes
Gerhard Ett, professor de engenharia química da FEI

Isso é ainda pior em modelos mais antigos, já que o sistema foi sendo aperfeiçoado com o passar dos anos.

Calor ou frio interferem bastante

A temperatura do ambiente também pode levar a um descarregamento acentuado e desproporcional da bateria.

"Muitas vezes o que faz o celular desligar é o calor. O aparelho aquece quando as pessoas deixam o aparelho no painel do carro tomando sol ou fazem uso intenso. Quanto mais quente, mais dissipa a potência. Aí você está com 20% de bateria e simplesmente desliga ou reinicia sozinho", explica o professor de engenharia elétrica João Carlos Lopes Fernandes, do Instituto Mauá de Tecnologia.

O frio também causa alterações na bateria, diz Gerhard Ett: "Viajei para o Chile, no frio, e deixei o celular carregando. Quando fui ligar, do nada descarregou a bateria. É um sistema eletroquímico, a temperatura influi. Não aguenta nem lugar muito nem lugar muito quente."

Idade da bateria conta

O descarregamento também pode estar diretamente ligado à idade da bateria. Com o passar do tempo, ela fica bem desgastada e não carrega mais como costumava. O indicador é baseado no quanto tempo e uso a bateria leva para carregar 100%, ainda nova.

Depois de muito uso, a porcentagem marca 100%, mas a bateria só carregou 80%.

"O número cai mais rápido, porque está marcando errado", diz Gerhard.

Bateria zerada passa a marcar mais carga

O inverso do descarregamento "do nada" também acontece: o celular sem carga quando é colocado na tomada e religa passa a marcar uma alta porcentagem de bateria.

O motivo é o mesmo: erro no marcador.

Como resolver?

Não há uma solução para esse tipo de problema do marcador, mas se o seu celular for antigo, é mais provável que a bateria esteja desgastada. Aí não tem muito jeito: talvez seja hora de trocá-la por uma nova... ou por um novo celular.

Dicas de bateria