Topo

O que é "tbt"? Saiba significado da hashtag usada nas redes

Saiba o que significa TBT e quando usar corretamente - Getty Images/iStockphoto
Saiba o que significa TBT e quando usar corretamente Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/08/2022 04h07Atualizada em 26/08/2022 08h45

A expressão "Tbt", muito usada nas redes sociais como Instagram e TikTok, é uma abreviação da expressão em inglês "throwback thursday". "Throwback" quer dizer "regresso", e "Thursday" é a palavra em inglês para "quinta-feira". "Tbt" significa, portanto, "quinta-feira do regresso" ou, em tradução livre, "quinta-feira da nostalgia".

Nas redes sociais, especialmente no Instagram, a sigla (em geral convertida em hashtag: #tbt) costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras. Já virou tradição pipocarem fotos de viagem, lembranças ou cliques da infância.

As postagens também podem vir acompanhadas de hashtags como #throwback, #tb ou #throwbackthursday.

Da onde veio a moda do TBT?

Segundo o site Know Your Meme, que explica memes e modinhas da internet, tudo começou em um blog norte-americano especializado em tênis, o "Nice Kicks", que publicava fotos de tênis antigos às quintas, em uma seção específica da página chamada, veja só, ThrowbackThursday. Isso em 2006.

O Instagram foi criado em 2010, mas o uso das hashtags só aconteceu em 2011. Os registros mais sólidos do uso do "tbt", segundo o Google Trends (ferramenta do Google que exibe tendências), começaram a aparecer só no fim de 2011, atingindo picos nos primeiros meses de 2012.

Desde então, o termo se popularizou, virou hashtag e é visto com frequência na maioria das redes sociais.

Uma das primeiras celebridades a aderir foi a socialite norte-americana Kim Kardashian, que postou no Twitter uma foto (já indisponível no Instagram), com o termo, mas sem hashtag.

Veja abaixo uma forma comum de usar o "#tbt":

'Regras' para postar um TBT

Há quem leve a tradição na brincadeira e há quem trate o assunto com seriedade. Nos EUA, fizeram até uma lista das regras:

  • as imagens devem ter pelo menos cinco anos;
  • não poste imagens do verão passado ou da última semana;
  • não poste várias imagens no mesmo dia com a hashtag #tbt;
  • uma ou duas fotos é o suficiente por semana.

Ainda que o Throwback Thursday (com todas suas variações: #tbt, #throwback, etc) seja uma das hashtags mais conhecidas, existem ainda variações dela, como Flashback Friday ("Sexta-feira do flashback") ou Wayback Wednesday ("Quarta-feira lá do passado"). O contexto para uso é o mesmo, porém, como os nomes em inglês sugerem, dizem respeito a postagens em distintos dias da semana.