Topo

Conheça as novidades do Facebook para mexer com suas memórias

Rede social trará novidades para quem quiser relembrar -- ou até não relembrar -- memórias do passado - Reprodução
Rede social trará novidades para quem quiser relembrar -- ou até não relembrar -- memórias do passado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/08/2017 10h01Atualizada em 03/07/2020 08h24

Quem loga diariamente no Facebook já está acostumado a ver notificações relembrando postagens antigas ou aniversários de amizades logo no topo da página da rede social.

Agora, pouco mais de dois anos após implementar a função, a empresa agora quer expandi-la e melhorá-la, trazendo duas novas formas de celebrar estes marcos e mudando alguns dos sistemas que tragam estes momentos de volta.

Coleções de memórias

Facebook - Coleção de memórias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A primeira novidade é que além de poder ver e compartilhar memórias de uma única data, o Facebook agora vai reunir todos estes momentos para que você e seus amigos possam ver e saber o que você fez no verão passado ou mesmo em determinados meses do ano.

Assim, quem preferir compartilhar uma época, ao invés de apenas um momento específico, poderá fazê-lo tranquilamente sem encher a linha do tempo dos seus amigos e seguidores.

Novos marcos de amizade

Facebook - Marcos de amizade - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além da já famosa celebração dos anos de amizade com certas pessoas, o Facebook agora vai trazer novos marcos em relação a como você interage com outras pessoas na rede.

Quando você chegar a 100 amigos, ou receber mil curtidas em seus posts, o Facebook mandará uma mensagem dando parabéns pelo marco. Inicialmente só o usuário poderá vê-los, mas em algum momento também será possível compartilhá-los.

Fugindo de memórias ruins

Às vezes, o momento que o Facebook coloca na sua Linha do Tempo pode acabar te deixando mais triste do que antes, seja por incluir um relacionamento que acabou mal, por ser uma época ruim da sua vida, ou qualquer uma das infinitas possibilidades que tenham acontecido de lá para cá.

Por isso, a empresa declarou que está refinando seu sistema para que estas memórias ruins apareçam o mínimo possível para você.

"Investimos muito no desenvolvimento de formas para filtrar conteúdo que vai selecionar fotos que acreditamos serem as mais relevantes e agradáveis para você", diz o anúncio do Facebook.

"Sabemos o quanto as pessoas valorizam suas amizades e memórias, e é por isso que usamos estas experiências com cuidado e sensibilidade. Nosso objetivo é criar um ambiente amigável que permita expressar seus sentimentos e conectar com o que há de mais importante para você e sua comunidade."

Como, exatamente, o Facebook está refinando este sistema para minimizar a quantidade de memórias tristes ou ruins, não ficou claro, mas é provável que a rede social esteja implementando algoritmos que contextualizem o que aconteceu com usuários desde então. Por ora, quando a rede exibe memórias, você tem a opção de excluir (para que elas não apareçam mais) ou, em alguns casos, dizer que não gostou do post.

Aprenda a mudar o emoji padrão do Facebook Messenger

UOL Notícias