Topo

Qual é a melhor câmera frontal entre os smartphones atuais?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

30/08/2017 04h00

Selfies, selfies, selfies. As pessoas amam tirar selfies desde que descobriram o fascinante mundo das câmeras frontais. Mas quem presencia o sucesso delas mal lembra que demoraram a receber atenção das fabricantes. O iPhone só passou a ter câmera frontal para fotos na versão 4s, em 2011. Um ano antes, o Galaxy S da Samsung já vinha com o recurso. Mas ambas tinham resolução pobre: VGA (640 x 480 pixels).

Hoje em dia há modelos que a câmera frontal tem um sensor de megapixels tão grande quanto o da traseira. Mas como megapixels não necessariamente resultam em melhores fotos --de modo geral, só ajudam a colocar mais visual e deixar as fotos mais pesadas -- elas também ganharam recursos como lente grande angular e software embelezador.

Mas e no que importa, a qualidade da foto em si? Descubra agora quais são as melhores câmeras frontais para fotos entre os smartphones atuais, que foram testados nos últimos meses pelo UOL Tecnologia.

Os repórteres da nossa equipe tiraram fotos com essas câmeras usando uma máscara e chapéu para padronizar o objeto da foto e assim perceber melhor as diferenças e nuances entre as imagens. Os aparelhos estão ordenados por qualidade:

1) Zenfone 3 Zoom
Foto Selfie claro com câmera frontal do Zenfone 3 Zoom - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Foto Selfie claro com câmera frontal do Zenfone 3 Zoom - ampliação - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

No nosso teste, a qualidade da foto do celular da Asus voltado à fotografia obteve o resultado mais harmonioso. A câmera frontal do ZenFone 3 Zoom tem 13 MP com sensor Sony IMX214, o mesmo usado na câmera dianteira, com modo manual e abertura f/2.0. A foto apresentou ótima fidelidade de cores e iluminação correta sem perder o foco de vista.

2) Sony Xperia XA1 Ultra
Foto Selfie claro com câmera frontal do Sony Xperia XA1 Ultra - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL
Foto Selfie claro com câmera frontal do Sony Xperia XA1 Ultra - ampliação - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Apesar da câmera deste modelo ter um sensor maior que os outros dois do top 3 (16 MP), obteve um resultado superior ao Xperia XZ Premium mas inferior ao Zenfone 3 Zoom, o que atesta que megapixel não é tudo em uma câmera. Mesmo assim obteve ótimo resultado, mantendo bom brilho e cores mas com uma perda de foco bem sutil em certas áreas da foto. 

3) Sony Xperia XZ Premium 
Foto Selfie claro com câmera frontal do Sony Xperia XZ Premium - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
 
Foto Selfie claro com câmera frontal do Sony Xperia XZ Premium - ampliação - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

A frontal do novo top de linha da Sony também faz frente ao desempenho do campão Zenfone 3 Zoom --todas as câmeras deste top 3 têm sensores fabricados pela Sony, vale lembrar. A lente grande-angular f/2.0, com sensor de 13 MP, consegue um enquadramento mais amplo que o Zenfone, além de cores e foco ótimos, porém ficou devendo um "tico" a mais de luz, e por isso ficou em terceiro lugar.

4) Samsung Galaxy S8/S8+
Foto Selfie claro com câmera frontal do Galaxy S8+ - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Foto Selfie claro com câmera frontal do Galaxy S8+ - ampliação - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Aqui já se pode perceber que apesar do resultado geral ser satisfatório, há uma pequena perda de cores e de foco em relação aos modelos acima --dá para perceber no nariz do palhaço, puxando um pouco para o laranja. Apesar do sensor ser de apenas 8 MP, sua abertura de luz é boa, com f/1.7.

5) iPhone 7/7 Plus
Foto Selfie claro com câmera frontal do iPhone 7 Plus - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL
Foto Selfie claro com câmera frontal do iPhone 7 Plus - ampliação - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Apesar do foco do iPhone ter boa qualidade, podemos perceber mais perda de cores do que nos modelos anteriores, com o branco da parede estando levemente amarelado. Também há um pouco mais de ruído no tamanho real dela. As especificações um pouco inferiores --7 MP, abertura f/2.2-- talvez tenham a ver com isso.

6) LG G6 
Foto Selfie claro com câmera frontal do LG G6 - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Foto Selfie claro com câmera frontal do LG G6 - ampliação - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Com apenas 5 MP, a frontal do G6 pelo menos é grande angular de 100°, que permite mais objetos no enquadramento que os demais da lista. Mas além disso, sua abertura de luz apenas mediana --f/2.2-- deixam a imagem um pouco escura, com perda de foco e com mais ruído. Mas ainda é uma câmera boa se compararmos com o restante dos modelos do mercado.