Topo

Sony aposta em captação de imagens 3D no seu novo top Xperia XZ1

Xperia XZ1 traz como novidade a possibilidade de captar imagens 3D - Guilherme Tagiaroli/UOL
Xperia XZ1 traz como novidade a possibilidade de captar imagens 3D Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

31/08/2017 08h15Atualizada em 18/09/2017 11h46

Com os smartphones cada vez mais iguais, o que resta para as marcas é fazer incrementos em seus dispositivos. A Sony tem uma nova aposta para os dispositivos top de linha da marca: o Xperia XZ1 e o Xperia XZ1 Compact – ambos permitem captar imagens 3D. Além desses, a companhia apresentou uma atualização do Xperia XA1 Plus.

Os aparelhos serão apresentados durante a IFA 2017, evento de tecnologia realizado em Berlim (Alemanha), de 1º a 6 de setembro, porém o UOL Tecnologia teve acesso exclusivo aos dispositivos antes da feira alemã de tecnologia. Por ora, nenhum deles tem previsão para chegar ao mercado brasileiro.

Xperia XZ1 e XZ1 Compact

Os dois modelos são bem parecidos. Na prática, a diferença deles é o tamanho (um tem tela de 5,2 polegadas, enquanto outro tem 4,6 polegadas) e a bateria (o maior tem 3.000 mAh versus 2.800 mAh do menor).

Tendo isso em conta, vamos nos ater ao que eles têm de parecido. O processador é o Snapdragon 835 e eles têm 64 GB para armazenamento e 4 GB de RAM.

Um dos destaques do dispositivo é o conjunto de câmeras. A frontal tem 13 megapixels e a traseira tem resolução de 19 megapixels e, segundo a companhia, recursos presentes na linha de equipamentos profissionais. Para começar, ela consegue captar vídeos em super câmera lenta (960 quadros), como o XZ Premium, e traz como novidade um recurso para captação de imagens 3D.

Ao colocar neste modo, é possível captar imagens 3D de rosto, da cabeça, de comida ou de formas livres, como um mouse, por exemplo. O processo envolve basicamente passar com a câmera ao redor da pessoa ou do objeto. Uma vez salvo, é possível, por exemplo, criar um avatar ou até mesmo os arquivos base para uma impressão 3D.

A Sony, inclusive, conta com um software em que é possível transformar um avatar em um meme. Pode ser desde uma pessoa dançante ou, como abaixo, o meme do Deal with it (Lide com isso, em tradução livre).

Os smartphones poderão exibir vídeos com qualidade HDR (High Dinamic Range). Este tipo de tecnologia, capta três exposições de cada imagem e as junta em uma. Vídeos captados com essa técnica – que conta com títulos disponíveis no Netflix e no Amazon Prime Video – tendem realçar as cores exibidas e corrigir exageros em imagens muito claras ou escuras.

Xperia XA1 Plus

Este aparelho é o que empresa chama de “Super Mid”, que tem configurações intermediárias quase chegando no topo de linha. 

Smartphone Xperia XA1 Plus tem tela de 5,5 polegadas e sensor biométrico - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Smartphone Xperia XA1 Plus tem tela de 5,5 polegadas e sensor biométrico
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Como os outros da série XA, ele tem processador da marca MediaTek de oito núcleos, uma tela gigante de 5,5 polegadas e um bom conjunto de câmeras, de 23 megapixels (traseira) e 8 megapixels (frontal). Para armazenamento, ele traz 32 GB e ainda 4 GB de memória RAM.

Após (possivelmente) ouvir as reclamações de compradores do Xperia XA1 Ultra, a Sony finalmente incluiu um sensor de digitais em modelos dessa série.

Direto ao ponto

Xperia XZ1 e XZ1 Compact
Sistema operacional: Android 8.0 Oreo
Tela: Full HD HDR de 5,2’’ (XZ1) e Full HD de 4,6’’ (XZ1 Compact)
Processador: Qualcomm Snapdragon 835
Memória: 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM
Câmeras: 19MP a traseira e 13MP a de selfie
Bateria: 3.000 mAh (XZ1) e 2.800 mAh (XZ1 Compact)

Xperia XA1 Plus
Sistema operacional: Android 7.0 Nougat
Tela: Full HD de 5,5 polegadas
Processador: MediaTek Helio P20 Octa-core
Memória: 32 GB de armazenamento e 4 GB de RAM
Câmeras: 23 MP a traseira e 8 MP a de selfie
Bateria: 3.430 mAh

Conheça o Xperia Xa1: bom de pegada, mas com bateria modesta

UOL Notícias