Topo

E se o ladrão me roubar? Apple tem plano para proteger novo Face ID

Face ID da Apple faz um reconhecimento facial 3D do usuário - Reprodução
Face ID da Apple faz um reconhecimento facial 3D do usuário Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/09/2017 04h00

Durante a apresentação do novo iPhone X, que marca uma grande mudança na linha de smartphones da Apple, a companhia apresentou também o Face ID. O recurso permite que o celular seja desbloqueado pelo rosto do usuário, bastando a pessoa olhar para o aparelho. Isso, contudo, gerou questões relacionadas à segurança do processo.

Uma dúvida que pairou na cabeça de muitas pessoas é: e se um ladrão ou um policial mal intencionado tomar o meu iPhone de mim? Bastará ele apontar para o meu rosto que terá acesso ao aparelho?

A confusão em torno disso foi tamanha que um usuário resolveu enviar um e-mail para Craig Federighi, executivo da Apple responsável pela apresentação do iPhone X no palco com uma suposta gafe. E não é que o vice-presidente da companhia respondeu o e-mail?

Segundo Federighi, há duas alternativas nesses casos mais extremos. A primeira é óbvia: se você não olhar para o dispositivo, ele não vai desbloquear. A segunda é mais interessante: se você clicar no botão power do iPhone e no botão de volume ao mesmo tempo antes de entregar o smartphone, o Face ID será desabilitado provisoriamente.

Não há mais informações sobre por quanto tempo você deve pressionar os botões ou sobre o período em que o reconhecimento facial 3D será desligado. De fato, a Apple ainda sequer confirmou ao Engadget se a resposta ao e-mail, postada no Twitter pelo usuário, realmente confere.

No caso do bloqueio temporário do Face ID, o usuário teria que digitar a senha na tela para alguém ter acesso ao smartphone. É claro que um ladrão pode forçar a vítima a isso, mas já é mais difícil do que simplesmente apontar o celular para o rosto do dono.

Outra questão interessante levantada por muitos usuários após a apresentação também foi respondida por Craig: o Face ID funcionará quando o usuário estiver com óculos escuros no rosto?

Segundo o executivo, a resposta é sim para a maioria dos óculos. Vai depender se o modelo que você está usando libere a entrada suficiente de luz infravermelha que permita que o reconhecimento facial 3D identifique seus olhos.

Os novos iPhones chegaram: o que você precisa saber dos lançamentos

UOL Notícias