Topo

Com reconhecimento facial, intermediários LG Q6 e Q6+ chegam ao Brasil

LG Q6 - Márcio Padrão/UOL
LG Q6 Imagem: Márcio Padrão/UOL

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 12h44

Chega enfim ao Brasil a nova linha de smartphones intermediários da LG: o Q6 e o Q6+. Eles foram anunciados em julho deste ano e o anúncio dos modelos brasileiros ocorreu nesta terça-feira (19). A característica que mais chama a atenção em termos de design é a tela quase “infinita” nos modelos, tendência marcante principalmente nos aparelhos top de linha, como o Samsung Galaxy S8.

Os valores sugeridos são de R$ 1.299 (Q6) e R$ 1.599 (Q6+). Um recurso que chama muito a atenção é o de reconhecimento facial, um dos grandes destaques do recém-lançado iPhone X. Com ele, o usuário consegue desbloquear o celular só de olhar para a tela.

Apesar do recurso de desbloqueio de tela com o rosto ser nativo do sistema operacional Android, a diferença aqui é que ele foi adaptado pela LG para abrir a tela principal diretamente --no Android puro, é necessário ainda usar o dedo após ter seu rosto reconhecido.

Segundo o diretor de vendas de celular da LG Brasil, Marcelo Perin, "a LG pegou o software do Google e fez um ajuste mais fino para mais dar segurança para o celular". O recurso adaptado é o mesmo usado no modelo top de linha LG G6, do qual o Q6 é um tipo de "irmão mais novo".

Segundo Perin, os valores dos novos aparelhos se encontram na faixa de consumo dos brasileiros."Eles trazem uma solução interessante a um preço acessível", afirmou. "O Q7 [por exemplo] não encontrou um preço ajustado para o Brasil", acrescentou o executivo sobre o motivo pelo qual o modelo não será comercializado no mercado brasileiro.

Talvez esse também tenha sido o motivo da LG decidir não vender aqui o smartphone top de linha V30, apresentado durante a feira de tecnologia IFA, realizada recentemente em Berlim.

As configurações do Q6 e do Q6+ são bem parecidas. Eles possuem tela expandida de 5,5 polegadas resolução Full HD+ (2.160 x 1.080 pixels), com uma nova proporção 18:9 que busca valorizar a visualização de filmes e jogos. Traz ainda o processador Snapdragon 435 octa-core (oito núcleos) e câmeras com 13 MP (principal) e 5 MP de selfie, com direito a lente grande angular. A bateria é de 2.900 mAh.

O que muda entre eles são apenas as memórias internas e as de processamento. O Q6 vem com 32 GB de armazenamento e 3 GB de memória RAM. Já o Q6+ é vendido com 64 GB e 4 GB de RAM. Os dois são compatíveis com cartões de memória de até 2 TB.

O UOL Tecnologia chegou a experimentar o aparelho durante a feira de tecnologia IFA, realizada em Berlim, e as primeiras impressões foram positivas. O modelo já consegue brigar de igual para igual com o Moto G5S (Motorola) e Galaxy J5 Pro (Samsung). 

Especificações: LG Q6 / Q6+

Tela: 5,5 polegadas com resolução Full HD+ (2.160 x 1.080 pixels)
Sistema operacional: Android 7.1
Processador: Snapdragon 435 octa-core (1,4 GHz)
Memória: 32 GB (Q6) / 64 GB (Q6+) de armazenamento e 3 GB (Q6) / 4 GB (Q6+) de RAM
Câmeras: 13 MP (principal) e 5 MP (frontal)
Dimensões e peso: 142,5 x 69,3 x 8,1 mm; e 149 g
Bateria: 2.900 mAh