Topo

Função escondida no iPhone indica se é hora de trocar a bateria do celular

Funcionalidade presente no iOS indica para o usuário se ele deve considerar trocar a bateria do iPhone -
Funcionalidade presente no iOS indica para o usuário se ele deve considerar trocar a bateria do iPhone

De Tilt, em São Paulo

05/10/2020 04h00

Após um tempo acontece com quase todo mundo: a bateria do iPhone costuma acabar antes do esperado, o telefone desliga do nada e você precisa ficar a todo tempo perto do carregador para seu aparelho não morrer. Estes são sinais clássicos de desgaste da bateria, porém, como saber a hora de trocar?

O iOS, sistema operacional móvel presente no iPhone, tem uma função pouco conhecida que avisa quando o dono do aparelho deve considerar trocar a bateria.

Para saber, basta ir ao menu Ajustes > Bateria > Saúde da bateria.

Caso seja seu caso, o sistema deve mostrar a mensagem: "A bateria do iPhone pode precisar de reparo". Este tipo de aviso só aparece em dispositivos com o sistema iOS 10.2.1 ou posterior.

Funcionalidade presente no iOS indica para o usuário se ele deve considerar trocar a bateria do iPhone - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso você não saiba a versão do iOS no seu telefone, vá em Ajustes > Geral > Sobre e busque o item versão.

Em sua página explicando o recurso, a Apple diz que isto é comum. Dentre os principais fatores que afetam a vida útil da bateria, estão o número de ciclos de carga (é contabilizado um ciclo toda vez que a bateria atinge 100%), a idade da bateria e a exposição do aparelho a calor ou frio extremos.

A Apple recomenda que os usuários interessados em trocar a bateria do iPhone levem o dispositivo a um Centro de Serviço Autorizado Apple ou uma Apple Store. É possível trocar ainda a bateria em assistências técnicas não autorizadas, mas aí é por sua conta e risco.

Como fazer a bateria do iPhone durar mais

A Apple dá algumas dicas para aumentar a vida útil da bateria. As principais são:

  • Evite expor o aparelho a temperaturas altas ou baixas. O ideal é que fique entre 16 e 22 graus Celsius;
  • Mantenha o iPhone sempre atualizado, pois, diz a empresa, é comum a inclusão de tecnologias avançadas para economia de energia.;
  • Se for ficar sem usar o dispositivo por muito tempo, deixe-o com pelo menos 50% de bateria. Isso evita que o aparelho entre em modo de descarga intensa;
  • Tire o aparelho da capa para carregar, pois o acessório pode gerar calor excessivo no dispositivo.