Topo

"A melhor câmera" e "entediante": o que estão falando sobre o novo iPhone 8

Novos iPhone 8 e iPhone 8 Plus são analisados pela crítica internacional - Guilherme Tagiaroli/UOL
Novos iPhone 8 e iPhone 8 Plus são analisados pela crítica internacional Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/09/2017 13h00

Lançado na última sexta-feira (22) em algumas partes do mundo, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus tiveram uma recepção bem morna da crítica internacional que já testou os aparelhos. Os dois modelos tiveram como características ruins apontadas por sites internacionais o fato de serem muito parecidos com o iPhone 7, mas mesmo assim suas novas câmeras atingiram nota recorde em um review.

A opinião geral dos analistas internacionais é: se você tem um iPhone 7, não vale a pena comprar o novo modelo. Se você tem uma versão mais antiga, pode ser uma boa opção. A recepção ao iPhone 8 ainda é morna por causa da expectativa pelo iPhone X, que só será lançado em novembro.

"Potente e entediante"

A tendência dos críticos internacionais em relação ao iPhone 8 e 8 Plus foi praticamente a mesma: "potente, mas nada de mais". O misto de elogio e até ceticismo em relação ao novo celular passa um pouco pelas características semelhantes ao iPhone 7, mas envolve muito a expectativa causada pelo iPhone X.

Isso é descrito em praticamente todos os textos internacionais. Em qualquer um há sempre a referência ao outro modelo lançado em comemoração aos dez anos do primeiro iPhone. Talvez a melhor frase sobre o modelo tenha sido cunhada pela Wired: "é o melhor celular da Apple, mas o mais entediante".

Cores - iPhone 8 - Reprodução - Reprodução
Ao menos no lançamento, as cores dos iPhone 8 e 8 Plus serão essas: um cinza grafite chamado "Silver Gray", o prateado "Silver" e o dourado "Gold"
Imagem: Reprodução

O New York Times, por exemplo, chega a apontar que o iPhone 8 é a despedida do tradicional estilo de design dos celulares da Apple - a tendência é que a tela infinita se espalhe cada vez mais. O fato de o iPhone 8 ser praticamente igual a todos os modelos a partir do 6 também é lembrado em reviews - a única novidade do design é o corpo de vidro na traseira que lembra o iPhone 4.

A Time chega a apontar que o iPhone 8 e o 8 Plus não são tão impressionantes como o X, mas quem tem um modelo mais antigo do que o 7 vai gostar deles. A CNN chamou o iPhone 8 de um "preparativo para o futuro". O The Verge citou, por sua vez, que os modelos "não são o futuro, apenas o padrão" da indústria.

"Melhor câmera da história"

Ao menos um review foi extremamente positivo para a Apple. O site DxoMark, especialista em produzir análises de câmeras, elegeu o iPhone 8 Plus o celular com a melhor câmera já analisada em sua história. O modelo é seguido pelo iPhone 8 - os dois ultrapassaram o Google Pixel e HTC U11, os dois líderes do ranking até então.

O site elogia as câmeras dos dois modelos, principalmente a dupla traseira do iPhone 8. Segundo a publicação, a Apple melhorou o software e outros recursos da câmera mesmo sem grandes mudanças em relação ao iPhone 7.

Iphone 8 2017 - Reprodução - Reprodução
Nova câmera dupla do iPhone 8
Imagem: Reprodução

Vale dizer que o DxoMark mudou recentemente a metodologia de seus testes para incluir análise de zoom e o "modo retrato" (em ambos o iPhone 7 Plus se destaca com a câmera dupla) e nem todos os celulares foram analisados com a nova metodologia.

A publicação diz que os principais do ranking anterior, como o Pixel e o U11, foram testados com a nova métrica. Mesmo assim, isso levantou algumas restrições em relação ao ranking. O Galaxy S8, por exemplo, aparece com notas melhores do que o iPhone 8 em vários quesitos que estão presentes na metodologia nova e antiga.

"Mudanças em pequenas doses"

O site Engadget opinou que os novos modelos promovem mudanças em pequenas doses. Entre os pontos positivos, estão a câmera dupla do modelo Plus ("uma das melhores que já usamos") e a impecável performance dos dois modelos. O lado ruim? O design chamado de "familiar".

Há algumas características novas nos dois modelos, contudo, que irão agradar o consumidor. Uma delas, citada pelo Yahoo Finance, é carregamento sem fio - o usuário, contudo, precisará comprar o carregador de outra fabricante.

Abraçada pela Apple a tecnologia de realidade aumentada é apontada com destaque por muitos sites que chamam os primeiros apps testados de "promissores". A Wired citou aplicativos de jogos, enquanto o Techcrunch afirmou que as câmeras dos celulares não são mais só sobre fotografia, mas envolvem também essa nova tecnologia.

Iphone 8 2017 - Reprodução - Reprodução
Com novo iPhone 8, Apple "pula" geração 7S
Imagem: Reprodução

Os iPhone 8 e 8 Plus contam, ainda, com os novos processador A11 Bionic, que também estará presente no iPhone X. O desempenho do celular encantou todos os reviews - a Apple costuma ser imbatível neste sentido. Mas o The Wall Street Journal questionou: "o que você pode fazer com um celular tão rápido assim?".

O Business Insider foi enfático em sua análise e disse que o iPhone é incrível, mas que o consumidor deve esperar pelo iPhone X.

Pela primeira vez em 10 anos da história dos iPhones, eu não posso recomendar a compra dos novos modelos. Não é porque o iPhone 8 e o 8 Plus são ruins. Eles são ótimos. Mas um celular ainda melhor está a caminho Steve Kovach, editor do Business Insider.

"Celulares sólidos"

Entre tantas análises, a conclusão é quase a mesma. O site especialista em gadgets CNET chama o modelo, por exemplo, de um "avanço do status quo". O britânico Mirror cita um "belo prêmio de consolação", lembrando que "não é um iPhone X, mas o processador rápido, as novas funcionalidades da câmera e o carregamento sem fio fazem do iPhone 8 Plus um excelente dispositivo".

O título do review do The Washington Post parece traduzir todos esses sentimentos.

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus não vão fazer você dizer 'uau'. Mas ainda assim são celulares sólidos The Washington Post

Ou seja: a opinião dos gringos é que se você tem um aparelho antigo e não quer gastar os absurdos US$ 999 do iPhone X, embarque na linha lançada semana passada. Mas não espere que esteja usando o futuro em suas mãos: o iPhone 8 pode ser um celular até já "datado".

Os novos iPhones chegaram: o que você precisa saber dos lançamentos

UOL Notícias