Topo

Agora você poderá compartilhar localização em tempo real no WhatsApp

Novo recurso do WhatsApp pode dar mais segurança em trajetos - Divulgação
Novo recurso do WhatsApp pode dar mais segurança em trajetos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 17h58

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (17) um novo recurso para todos que usam o aplicativo. A partir de agora, o usuário poderá compartilhar em tempo real sua localização no serviço com amigos, que podem acompanhar seu trajeto.

A ferramenta já havia sido noticiada pelo UOL Tecnologia quando estava em fase de testes, há alguns meses. A novidade desta vez é que ela chegará oficialmente para usuários do aplicativo no Android e no iPhone nas próxima semanas, segundo o mensageiro.

Veja também: 

O modo de compartilhar localização atual difere de uma função de compartilhar a localização que já existia no WhatsApp, que era estática e servia apenas para o momento que o usuário desejava compartilhar a localização. No novo recurso, o usuário pode escolher com quem você compartilha a localização e por quanto tempo você deixa que a pessoa siga sua localização - a pessoa vai se movimentando em tempo real no aplicativo.

Essa ferramenta pode dar mais segurança em trajetos em grandes cidades – a pessoa pode compartilhar a localização em tempo real com amigos quando pega uma carona ou um carro de aplicativo até chegar em segurança no destino. Pode também servir como mais um elemento de segurança para pais e seus filhos.

Para usar o compartilhamento de localização do WhatsApp, basta abrir uma conversa com um contato ou um grupo com quem você quer partilhar a informação. Na opção “localização”, dentro do botão anexar, há uma nova opção chamada “compartilhar localização atual”. Escolha por quanto tempo deseja compartilhar e toque em enviar.

Com esse recurso, cada membro da conversa conseguirá ver sua localização em tempo real dentro de um mapa. A ferramenta também é legal em grupos: se mais de uma pessoa compartilhar a localização ao mesmo tempo, todas aparecerão em um mesmo mapa. É possível ainda encerrar o compartilhamento a qualquer momento. 

Segundo o WhatsApp, a ferramenta conta com criptografia do aplicativo. A tecnologia se assemelha a um recurso do Waze que também permite compartilhar o trajeto.

Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias