Topo

A memória lotou? Apps começam a rodar no celular sem instalação

Google Play começa a mostrar a opção "testar agora" para alguns dispositivos - Reprodução
Google Play começa a mostrar a opção "testar agora" para alguns dispositivos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 04h00

Na semana passada, o Google começou a disponibilizar para os usuários o recurso Instant Apps para alguns aplicativos. Com ele, você pode usar apps sem instalá-los no seu celular ou tablet Android, resolvendo assim um problema antigo para muita gente: a falta de espaço na memória do aparelho para continuar a instalar apps.

Porém, essa solução por enquanto é parcial. Os motivos são três: ele só está disponível em alguns celulares no momento; nem todos os apps estão contando com a novidade; e mesmo os Instant Apps que já funcionam não contêm todo o conteúdo e interface dos apps "reais", que são instalados na memória.

VEJA TAMBÉM:

Sobre o primeiro motivo, o Google diz que nem todos os aparelhos são compatíveis, mas não especifica quais modelos estão aptos ou não.

24.out.2017 - App ShareTheMeal na versão "instant app" - Reprodução - Reprodução
App ShareTheMeal na versão "instant app"
Imagem: Reprodução

Como funciona?

Quando você está no celular e toca em um link para um endereço web, a Google Play verifica se há um aplicativo instalado no seu celular que pode abrir o link. Não havendo nenhum do tipo, ele abrirá o link no Instant App correspondente (se ele existir).

Outra forma de fazer isso é clicar no botão "Testar agora" de um aplicativo novo para seu celular na página do mesmo na Google Play, como na foto que abre esta notícia). Se esse botão não apareceu, é porque o app em questão ainda não existe na "versão instantânea".

Ok, vou tentar. O que acontece?

Se o celular estiver conectado à web, um Instant App abre no celular como uma janela à parte, ocupando toda a tela. Ele carrega somente as partes do app necessárias para executar a ação atual, como se fossem páginas da web, mas sem usar um app navegador. Daí é só experimentar.

É como se o app - ou parte dele-  funcionasse apenas na "nuvem", isto é, em servidores da web. Nos nossos testes, todos os Instant Apps experimentados mostram um botão "instalar", caso tenha gostado e queira a versão integral do app.

Essas partes do Instant App e os dados armazenados são temporariamente adicionados ao dispositivo. Ensinaremos mais abaixo como limpar os dados de um Instant App específico.

Quais apps contam com o recurso?

Essa lista traz a até agora diminuta lista de apps que já mostram o recurso. Aparecem seis: Buzzfeed (notícias e vídeos), NYTimes Crossword (palavras cruzadas), Onefootball (resultados de jogos de futebol), ShareTheMeal (doação de alimentos), Red Bull TV (vídeos de esportes e música) e Skyscanner (buscador de preços de passagens aéreas).

No entanto, o Skyscanner não mostrou a opção "Testar agora" no teste do UOL. É possível que esta apareça só em alguns países.

Já com os demais apps, a versão "Instant" se mostrou bem mais "pobrinha" que a completa. No Buzzfeed, por exemplo, só trazia vídeos, enquanto o app integral também trazia listas e notícias na página principal. No ShareTheMeal, só havia espaço para doações (ver imagem acima), enquanto o app completo traz bem mais opções, como compartilhamento de fotos e acompanhamento de hashtags sociais.

Espera-se que mais apps ganhem compatibilidade com o recurso. As instruções para os desenvolvedores de apps estão disponíveis na página do Android (em inglês)..

O que mais preciso saber?

Os Instant Apps usados ficam registrados nas configurações do seu celular, para controle do próprio usuário (e para o Google ficar sabendo, talvez?). 

Se não gostar ou não quiser mais isso, você pode alterar a configuração:

  • No seu dispositivo, abra o app Configurações.
  • Acesse o menu "Google", depois "Aplicações Instantâneos".
  • Mova o botão de opção para ativar ou desativar os apps instantâneos.

Você pode limpar os dados de um app instantâneo que usou. Para isso, repita os passos acima, toque no Instant App em questão e depois em "Limpar dados do app". Nessa mesma tela tem o botão "Instalar", caso queira a versão completa do app.

Você ainda controla as permissões e o acesso às suas informações --como uso da câmera, acesso aos contatos telefônicos etc.-- de um Instant App da mesma forma que um app instalado. Repita os passos Configurações > Google > Aplicações Instantâneos > escolha um app e clique em "Permissões".

Precisa digitalizar um documento? Deixe o scanner de lado e use seu celular

UOL Notícias