Topo

Estamos bem perto de ver celulares dobráveis? Pela Samsung parece que sim

Modelo de celular flip de "antigamente" - Divulgação
Modelo de celular flip de "antigamente" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 12h17

Se você tem saudade daqueles celulares de que dobravam (modelo flip), parece que num futuro próximo você poderá ter um smartphone assim.

Documentos de certificação da Samsung na Coreia do Sul, vazados pelo “LetsGoDigital”, mostram que a empresa trabalha num telefone dobrável com tela sensível ao toque e tudo mais e sem aquele teclado físico presente nos celulares de antigamente.

Veja também: 

Pelo que se sabe, baseado nos documentos, a tela em si não é dobrável. Mas ela está presente em todo o corpo do aparelho e existe uma divisão no meio responsável pela curvatura do celular (uma espécie de dobradiça). A expectativa é que o futuro aparelho tenha uma tela com o dobro de tamanho dos smartphones atuais. No entanto, ela ocupará menos espaço já que o telefone se dobra.

Samsung estuda modelo de celular dobrável - Reprodução/Letsgodigital - Reprodução/Letsgodigital
Desing do modelo dobrável segundo documentos da Samsung
Imagem: Reprodução/Letsgodigital

Segundo o site “LetsGoDigital”, provavelmente o modelo dobrável será comercializado em 2018 e inicialmente apenas na Coreia do Sul, talvez numa espécie de teste para a aceitação (ou não) dos consumidores. Um nome possível para o aparelho seria Galaxy X.

No início de setembro, Koh Dong-jin, presidente de negócios móveis da Samsung, disse a jornalistas que um modelo dobrável estava sendo estudado pela empresa e que seu lançamento poderia ser feito em 2018. Segundo informações da "AP" (Associated Press), na época ele ressaltou no entanto que a data poderia ser mudada já que existiam problemas ainda a serem superados.

Infelizmente, ainda não é possível ter certeza de que o futuro celular dobrável terá o mesmo design dos documentos vazados. De qualquer forma, eles comprovam que a Samsung está trabalhando firme na busca por modelos assim.

Tecnologia permite dobrar o celular como se fosse papel

UOL Notícias