Topo

Quer espionar o Facebook alheio? Site Stalkscan pode ajudar na missão

Site deixa bem mais fácil a missão de stalkear  - iStock
Site deixa bem mais fácil a missão de stalkear Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

26/10/2017 04h00

O Facebook está presente na vida de quase um terço das pessoas do planeta, e a rede guarda um monte de informações de perfis - muitas delas os usuários nem sabem direito que estão por lá. É neste cenário que surge o site Stalkscan, que pode te ajudar a checar quais são seus dados públicos disponíveis no Facebook - ou, se você ver de forma diferente, a stalkear seu próprio perfil ou dos outros.

O site foi criado pelo hacker ético belga Inti De Ceukelaire e está todo em inglês. Mesmo assim, o uso da página é autoexplicativo: a parte mais trabalhosa é colar a URL do perfil que você deseja verificar a privacidade (que é um endereço do tipo facebook.com/NOMEDAPESSOA) e clicar no botão de lupa.

Veja também: 

Após isto, basta clicar nas opções que aparecem na página. No item Tags (Marcações), ao clicar em Photos (Fotos), aparecerão todas as fotos que o usuário já foi marcado - mesmo que ele tenha ocultado da linha do tempo. Em Interests (Interesses), é possível bisbilhotar, clicando na opção “Music” (Música), quais os artistas aquela pessoa segue nas redes sociais.

Vale ressaltar que o Stalkscan só exibe informações públicas das pessoas - se o usuário tem o cuidado de restringir suas publicações apenas para amigos e você não é um contato do perfil, quase nada estará disponível para visualização.

Site Stalkscan deixa bem mais fácil a tarefa de espionar Facebook alheio - Reprodução - Reprodução
Site Stalkscan deixa bem mais fácil a tarefa de espionar Facebook alheio
Imagem: Reprodução

É possível ver ainda os eventos que alguém já confirmou presença, interesses políticos (caso a pessoa curta algum partido), todas as fotos que ela já curtiu e até locais em que o usuário já fez checkin no Facebook.

Ainda que a página possa mostrar muitas informações inesperadas para algumas pessoas, ela não viola as configurações de privacidade do Facebook. Todas as informações exibidas são baseadas no Graph Search, um sistema de busca semântica presente na rede social desde 2013, que só está disponível em inglês.

No fim das contas, o Stalkscan é uma página que faz buscas públicas usando estes parâmetros do Graph Search.

Por exemplo, após submeter um perfil na página e no item People (Pessoas) clicar na opção Family (Família), ele executa uma requisição por “Fulano Relatives” (Parentes do Fulano) na barra de buscas. Em Liked (curtidas), ao clicar no item Photos (Fotos), ele retorna uma pesquisa por “Photos liked by Fulano” (Fotos curtidas por Fulano).