Topo

Facebook te escuta? Empresa nega espionar microfones de usuários

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2017 11h25

Você já teve a experiência de falar sobre um assunto com o Facebook aberto e depois receber propagandas sobre o tema? Saiba que você não é o único que pensa dessa forma. O assunto é tão sério para a rede social que recentemente um alto executivo da empresa teve de se pronunciar sobre o caso e a dar mais explicações sobre por que provavelmente as pessoas acham que o Facebook as escutam.

Veja também:

"Sou a pessoa responsável por produtos de propaganda no Facebook. Nós não usamos --e nunca usamos-- seu microfone para propagandas. Simplesmente não é verdade [os rumores de que a rede faz isso]", tuitou Rob Goldman, vice-presidente de produtos de propaganda do Facebook.

 

 

O assunto voltou à tona nos Estados Unidos após PJ Vogt, que é apresentador do podcast de tecnologia Reply All, perguntar no Twitter sobre casos de pessoas que acreditam terem sido impactadas por propagandas baseadas no que elas falaram próximo a um celular logado na rede social.

Uma das pessoas que respondeu à mensagem foi Tori Hoover. Ela escreveu: “um colega de trabalho foi alvo de uma propaganda que dizia ‘então, você fez aquela pergunta!’ alguns minutos após ter feito um pedido de casamento, e sem ter dito a ninguém que isso aconteceria”.

Em outro caso, uma mulher identificada como Kelley disse ter começado a receber propagandas de comida de gato após ter falado que tinha planos de ter um como bicho de estimação.

A repercussão sobre o assunto ganhou tração no ano passado, e a rede, inclusive, fez um post explicando que não escuta o microfone dos usuários. Na ocasião, a companhia disse que só acessa o microfone das pessoas se eles derem autorização e se usarem um recurso específico que use áudio, como gravar um vídeo.

Ao site "The Outline", o Facebook explicou que as pessoas têm essa impressão de serem escutadas por causa da ilusão de frequência, um fenômeno psicológico em que você vê algo uma vez e então isto do nada começa a aparecer por toda parte. Outro motivo tem relação com marcas que usam marketing multicanal. Dessa forma, elas juntam diferentes dados de diferentes meios para exibir determinada publicidade.