Facebook te escuta? Empresa nega espionar microfones de usuários
Você já teve a experiência de falar sobre um assunto com o Facebook aberto e depois receber propagandas sobre o tema? Saiba que você não é o único que pensa dessa forma. O assunto é tão sério para a rede social que recentemente um alto executivo da empresa teve de se pronunciar sobre o caso e a dar mais explicações sobre por que provavelmente as pessoas acham que o Facebook as escutam.
Veja também:
- É de assustar: Facebook guarda dados pessoais que você nem lembrava
- Conheça 10 tipos de filtros de rosto para "lacrar" nas redes sociais
"Sou a pessoa responsável por produtos de propaganda no Facebook. Nós não usamos --e nunca usamos-- seu microfone para propagandas. Simplesmente não é verdade [os rumores de que a rede faz isso]", tuitou Rob Goldman, vice-presidente de produtos de propaganda do Facebook.
O assunto voltou à tona nos Estados Unidos após PJ Vogt, que é apresentador do podcast de tecnologia Reply All, perguntar no Twitter sobre casos de pessoas que acreditam terem sido impactadas por propagandas baseadas no que elas falaram próximo a um celular logado na rede social.
Uma das pessoas que respondeu à mensagem foi Tori Hoover. Ela escreveu: “um colega de trabalho foi alvo de uma propaganda que dizia ‘então, você fez aquela pergunta!’ alguns minutos após ter feito um pedido de casamento, e sem ter dito a ninguém que isso aconteceria”.
Em outro caso, uma mulher identificada como Kelley disse ter começado a receber propagandas de comida de gato após ter falado que tinha planos de ter um como bicho de estimação.
A repercussão sobre o assunto ganhou tração no ano passado, e a rede, inclusive, fez um post explicando que não escuta o microfone dos usuários. Na ocasião, a companhia disse que só acessa o microfone das pessoas se eles derem autorização e se usarem um recurso específico que use áudio, como gravar um vídeo.
Ao site "The Outline", o Facebook explicou que as pessoas têm essa impressão de serem escutadas por causa da ilusão de frequência, um fenômeno psicológico em que você vê algo uma vez e então isto do nada começa a aparecer por toda parte. Outro motivo tem relação com marcas que usam marketing multicanal. Dessa forma, elas juntam diferentes dados de diferentes meios para exibir determinada publicidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.