Topo

WhatsApp permite apagar mensagens enviadas, mas notificação causa polêmica

Do UOL, em São Paulo

31/10/2017 18h23

O aplicativo de mensagens WhatsApp libera desde a última semana (de forma oficial apenas a partir desta terça) a nova função que permite apagar mensagens já enviadas pelo usuário. O novo recurso funciona em todos os celulares e pode ser usado tanto em mensagens individuais quanto para grupos.

Usar o novo recurso é simples: basta selecionar uma mensagem, escolher "apagar" e em seguida "apagar para todos". Vale notar, é preciso apagar a mensagem em até sete minutos após o envio.

VEJA TAMBÉM:

Um detalhe, porém, está deixando os usuários com a pulga atrás da orelha: no lugar da mensagem selecionada, aparece o aviso "esta mensagem foi apagada". O aviso pode ser visto tanto por quem apagou a mensagem quanto por quem recebeu. Procurado por UOL Tecnologia, o WhatsApp informou que a notificação de mensagem deletada ficará registrada no histórico da conversa.

"A pessoa vai perguntar o que você disse nessa parte que apagou", comentou o internauta Lucas Oliveira na página de UOL Jogos no Facebook. "Você vai precisar mentir, é tão difícil ocultar isso? Qual a utilidade sendo que a pessoa sabe que você apagou?"

No Twitter, claro, a notificação de mensagem apagada já está rendendo reações engraçadas:

Outro internauta notou que a mensagem de notificação na tela de bloqueio do celular, seja iPhone ou Android, ainda aparece por lá. "Tem que corrigir isso".

Teve gente comentando que foi "testar sem querer e arrumou treta com a patroa". Ao que parece, a notificação de mensagem apagada criou uma nova paranoia entre os usuários do WhatsApp: o que estava na mensagem deletada?

A opção de apagar mensagens já está disponível em aparelhos iPhone, Android, Windows Phone e na versão desktop do WhatsApp. É preciso que tanto quem enviou quanto quem recebeu a mensagem estejam usando a versão mais recente do aplicativo.