Topo

Dono de iPhone X deve tomar cuidado com problema de "fantasmas" na tela

TV antiga com tela marcada pelo efeito "burn-in" - Reddit/Reprodução/Speckz
TV antiga com tela marcada pelo efeito "burn-in" Imagem: Reddit/Reprodução/Speckz

Colaboração para o UOL

07/11/2017 09h37

O iPhone X é o primeiro telefone da Apple com uma tela de tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânico) —que na prática reproduz imagens mais nítidas e brilhantes. Ainda que o display tenha vantagens, a composição dele pode trazer alguns pequenos problemas. Por isso, a Apple criou uma página mostrando como diminuir o desgaste da tela de 5,8 polegadas do aparelho de R$ 7.000.

Ao olhar a tela fora de ângulo, diz a empresa, o usuário poderá notar algumas mudanças de de cor e tonalidade. Além disso, há um problema mais grave, mas que é um comportamento esperado da tecnologia. Trata-se da "persistência de imagem" (burn in) ou "fantasmas".

VEJA TAMBÉM:

Isso ocorre quando uma imagem fica muito tempo exposta na tela e deixa marcas remanescentes no display, mesmo que você tenha passado a exibir uma imagem totalmente diferente no smartphone.

13.set.2017 - Hands on iPhone X - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
iPhone X
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Para evitar problemas, a Apple recomenda que os usuários utilizem o brilho automático (que já vem habilitado por padrão, mas pode ser configurado indo em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de tela), definam o iPhone X para desligar a tela quando não está sendo usado (para isso, vá em Ajustes > Tela e Brilho > Bloqueio Automático) e evitem exibir imagens estáticas com brilho máximo por um longo tempo.

É importante ressaltar que as telas OLED são usadas em telefone já há um tempo, e a Apple foi uma das últimas a aderir à onda. A Samsung usa displays OLED —na verdade uma variação chamada Super Amoled— nos dispositivos mais atuais da linha S e da linha Note. Com a entrada da empresa da maçã no clube, vai ficar cada vez mais comum ver fotos de iPhones —por enquanto, só os X— com "burn in".

Para tentar solucionar o problema, só faltava as empresas criarem protetores de tela, como os usados nos antigos monitores de tubo de computador, para evitar o mesmo tipo de problema.

iPhone X vs. iPhone 8 Plus: quem sobrevive melhor às quedas?

UOL Notícias