Topo

Pesquisadores comprovam que folha de alumínio pode melhorar sinal Wi-Fi

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

09/11/2017 08h59

Na década de 90, era comum as pessoas colocarem palha de aço na antena da TV para melhorar a recepção do sinal. Agora, pesquisadores descobriram uma modificação semelhante,  mas que usa um acessório coberto com papel de alumínio, que pode aumentar o alcance de sinal do Wi-Fi em determinados ambientes.

O projeto foi idealizado por pesquisadores da Universidade de Dartmouth, em conjunto com especialistas de outras instituições, e foi inspirado em experimentos --que estão disponíveis aos montes no YouTube --dizendo que latinhas de alumínio melhorar o sinal Wi-Fi.

VEJA TAMBÉM:

Só que aqui a ideia foi tentar aprimorar a cobertura de um roteador, uma vez que a antena transmite sinal para todas as direções. A solução que eles acharam foi criar um refletor de sinal de plástico coberto com papel alumínio.

O refletor de sinal Wi-Fi é produzido em um software que eles criaram e chamaram de WiPrint. Com uma planta do local onde se quer fazer o refletor, o operador do programa informa onde quer melhorar o sinal, e ele cria um desenho 3D. Após materializá-lo em uma impressora 3D, basta cobrir a peça de alumínio e colocar no roteador.

"Com esta solução simples, nós abordamos vários desafios que perturbam usuários de internet sem fio”, disse Xia Zhou, que faz parte do projeto e é professor de ciência da computação da Dartmouth, ao site "EurekAlert".

“Não só a gente consegue tornar o sinal Wi-Fi mais forte, como tornamos este mesmo sinal mais seguro", acrescentou.

Ao comentar sobre o aspecto de segurança, Zhou se referiu a casos em que o roteador fica próximo a uma janela e eventualmente irradia mais sinal para fora do local do que dentro. Neste caso, um refletor de sinal coberto com alumínio direcionado para dentro do espaço já melhoraria o alcance e impediria a ação de hackers.

O WiPrint, software que permite criar os moldes dos refletores, ainda não está disponível para o público. Porém, imagine só o quanto que esses dispositivos poderiam evitar o roubo de Wi-Fi, inclusive entre vizinhos.