Topo

Página falsa do UOL no Facebook espalhava vírus

Postagem falsa no Facebook - Reprodução/Facebook
Postagem falsa no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

09/11/2017 04h00

Uma página falsa que se fazia passar pela página oficial do UOL Notícias no Facebook foi retirada do ar no dia 16 de outubro. A equipe do UOL entrou em contato com a rede social e fez a denúncia. A página foi removida pelo Facebook poucas horas depois.

A fraude foi percebida porque os responsáveis pelo golpe patrocinaram uma postagem na rede social que promovia uma suposta notícia publicada no maior portal do Brasil: "Você pode ter entrado na Malha Fina. Confira sua situação".

Ao clicar no anúncio, o usuário era remetido para um endereço na internet que baixava automaticamente um vírus no computador. Para tornar a publicação convincente, além do nome do portal, os criminosos copiaram a identidade visual e a logomarca utilizada pela página verdadeira no Facebook. Nos comentários da postagem falsa, alguns internautas alertaram aos outros sobre a fraude e que o conteúdo não havia sido publicado pelo UOL. O anúncio patrocinado estava na rede social pelo menos desde o dia 10 de outubro. A propaganda também foi eliminada.

Durante o tempo em que ficou no ar antes de ser identificada, a página falsa conseguiu angariar 1.877 curtidas e 1.880 seguidores.

No Facebook, todas as páginas oficiais do UOL são certificadas pela rede social. A certificação é indicada por uma pequena marca em forma de carimbo azul com um "v" dentro, ao lado do nome da página). Caso a página não seja certificada, não é uma página do UOL.

Procurada pela reportagem, o Facebook afirma que está comprometido em combater a disseminação de notícias falsas na internet.