Topo

Melhor que iPhone X? Galaxy S9 deve chegar em breve e será poderoso

Possível renderização do próximo Galaxy S9 - Reprodução
Possível renderização do próximo Galaxy S9 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/11/2017 04h00

Parece que foi ontem que o Samsung Galaxy S8, um dos celulares top de linha da empresa sul-coreana, foi lançado. Mas saiba que o aparelho lançado em março deve ganhar uma nova versão muito em breve. E, pelos rumores que circulam por aí, o aparelho deve ser bem poderoso.

A primeira novidade deve ser mesmo em relação à data do lançamento do modelo. Historicamente, a Samsung costuma apresentar a linha S no fim de fevereiro, durante a MWC (Mobile World Congress). Excepcionalmente, no fim do ano passado a marca lançou o smartphone em março, em um evento único em Nova York.

Veja também:

O modelo do próximo ano, entretanto, deve aparecer mais cedo, segundo informações que circulam na mídia internacional. Evan Blass, conhecido por revelar furos relacionados a smartphones, disse que o Galaxy S9 deve fazer sua primeira aparição pública durante a CES 2018, feira de eletrônicos que começa em 9 de janeiro.

Ou seja: estaríamos a pouco mais de um mês de ver o aparelho - mas é provável que o lançamento oficial ocorra mais tarde, talvez em março mesmo.

Truques "inspirados" no iPhone X

O grande rival, em preço e funcionalidades, do badalado iPhone X, da Apple, é o Galaxy Note 8. Contudo, parece que o Galaxy S9 vai entrar com tudo na briga contra o celular da maçã. E contará até com detalhes "inspirados" (ou copiados) na marca rival.

Segundo especulações repercutidas pelo site "SamMobile", o S9 viria com alguns "truques" do iPhone X. Contudo, não está claro quais "truques" seriam esses.

O iPhone X foi um dos primeiros celulares a aposentar totalmente o botão home; nele não há sequer um botão similar virtual, como em outros celulares. Toda a interação do celular é feita por gestos.

Possível foto do Galaxy S9 com uma capinha em volta - Reprodução - Reprodução
Possível foto do Galaxy S9 com uma capinha em volta
Imagem: Reprodução

Há quem diga que o S9 pode contar com uma espécie de Face ID da Samsung. Atualmente, os modelos da marca contam com um reconhecimento facial bem pouco seguro (pode ser enganado com uma foto) e com um reconhecimento de íris, que apresenta falhas a depender das condições de iluminação e do olho do usuário. Contudo, vazamentos recentes do "Business Korea" dão conta de que não haverá algo como o Face ID no S9.

Duas câmeras

Esse é quase uma certeza: o Galaxy S9 provavelmente virá com uma câmera dupla na traseira do aparelho. A tecnologia já foi usada pela Samsung no Galaxy Note 8 - e, na avaliação do UOL Tecnologia, as câmeras estão entre as melhores já vistas no mercado.

Várias renderizações e supostos vazamentos mostram o S9 com a dual camera traseira. Se você está com vontade de comprar um Note 8 pela qualidade das fotos, talvez seja bom esperar pelo S9.

Fontes industriais ainda citam que a Samsung trabalha em uma câmera traseira que consiga fotografar a 1.000 frames por segundo. Isso pode aparecer no S9 - e todas essas tecnologias deixariam o aparelho ainda mais caro.

Design parecido

A Samsung aparentemente não vai mexer no time que está ganhando. Tanto o S8 quanto o Note 8 estão entre os celulares mais bonitos em termos de design lançados neste ano. E é provável que o S9 siga a mesma linha.

O aparelho deverá manter o corpo alongado e a tela infinita, quase sem bordas, em duas versões - uma de 5,8 polegadas e outra de 6,2 polegadas, o S9+. Um rumor cogita que a Samsung vá implantar uma terceira versão "mini" de 5 polegadas, mas ainda não há nenhuma confirmação em torno disso.

Galaxy S9 pode ter sensor de digital sob a tela, usando tecnologia da Qualcomm - Reprodução - Reprodução
Galaxy S9 pode ter sensor de digital sob a tela, usando tecnologia da Qualcomm
Imagem: Reprodução

A maior novidade no design está relacionada ao sensor de digitais, bastante criticado em 2017 no S8 por ter sido colocado logo ao lado das câmeras, o que incomodou muito os usuários. No S9, duas opções são especuladas: um sensor abaixo da lente da câmera dupla (mais provável) ou o sensor na frente, abaixo da tela OLED, utilizando uma nova tecnologia da Qualcomm.

Processador poderoso

Obviamente, o S9 também terá melhorias em seu desempenho. É provável que o aparelho conte com um novo processador top de linha da Qualcomm, que é chamado por alguns de Snapdragon 845 - lembrando que na maior parte do mundo o celular será vendido com um chipset similar da própria Samsung, o Exynos 9810.

Não está claro ainda qual será a quantidade de memória RAM do dispositivo. Algumas especulações afirmam que os 4 GB de RAM do S8 serão mantidos, mas as principais especulações envolvem versões de 4 GB e de 6 GB.

Já um rumor divulgado pelo site "PhoneArena" indica que o aparelho poderá vir equipado com fones bluetooth da AKG. Seria um indício de que a Samsung é mais uma a acabar com a entrada para fones de ouvido?