Topo

Esqueça o Face ID: celular poderá ler seus lábios em breve

Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 12h40

Depois das senhas na tela, do sensor de impressão digital e até do reconhecimento de rosto no Android e, recentemente, no iPhone X com a tecnologia Face ID, pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida (EUA) inventaram mais uma forma de segurança para seu smartphone: o movimento dos seus lábios.

Chamada de VoiceGesture, o sistema usa seu smartphone como se fosse um radar Doppler (usado nas estradas para medir velocidade), transmitindo um som de alta frequência pelo alto-falante do dispositivo e depois ouvindo as refrações no microfone quando uma pessoa mexe a boca para dizer sua senha de acesso. A informação é do site "Digital Trends".

VEJA TAMBÉM:

A ideia parece boa para evitar uma dos maiores preocupações em se usar a própria voz do usuário para desbloquear o celular, já que há o risco de alguém imitar sua voz ou usar uma gravação para tal fim.

"Nossa avaliação do sistema envolve 21 usuários com milhares de frases de acesso e três tipos de smartphones: Samsung Note 5, Note 3 e Galaxy S5", disse Jie Yang, professor assistente do Departamento de Ciência da Computação da universidade.

"Os resultados experimentais mostram que o VoiceGesture atinge mais de 99 por cento de detecção de ataque em cerca de um por cento de taxa de erro igual (EER)". A pesquisa pode ser acessada no site da universidade (em inglês).

Outro projeto de pesquisa da Universidade de Michigan, divulgado em outubro, é similar: utiliza um acessório que faça a função de acelerômetro - um colar, fones de ouvido ou acessório de óculos - para medir as vibrações únicas da pele no rosto ou da garganta de uma pessoa quando ela fala.

Voltando ao projeto da Florida, os pesquisadores dizem estar em contato com fabricantes de celulares como Samsung e Huawei para que o recurso chegue aos smartphones um dia. Vamos aguardar.

Dispositivo de US$ 500 consegue hackear senhas de iPhones

UOL Notícias