Topo

Google cria detector de intrometidos que olham para o celular dos outros

Alerta de estranhos te observando: Sistema criado no Google sabe quando alguém está vendo algo que não deveria - Reprodução
Alerta de estranhos te observando: Sistema criado no Google sabe quando alguém está vendo algo que não deveria Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 15h53

Quando usamos o celular em público, aquela sensação de que pessoas estranhas não param de olhar para a tela do nosso celular é quase certa, não é mesmo? Seja para ver nossas mensagens, nossa timeline do Facebook, fotos do Instagram ou simplesmente os sites que você estamos acessando.

Procurando acabar com a alegria de quem não tem nada melhor para fazer, os pesquisadores Florian Schroff e Hee Jung Ryu, do Google, estão trabalhando em uma espécie de "protetor de tela eletrônico" para o smartphone Google Pixel. 

A tecnologia consiste na implantação de uma inteligência artificial que usaria a câmera frontal para detectar se alguém além do usuário está olhando diretamente para a tela. Seria o fim dos bisbilhoteiros de plantão?! 

Google Pixel - Reprodução - Reprodução
A tecnologia foi testada no celular Google Pixel
Imagem: Reprodução

De acordo com a dupla, o sensor funciona sob diferentes condições de luz e ângulos, consegue detectar o olhar do "espião" em cerca de 2 milissegundos.

O projeto será exibido propriamente na conferência de Sistemas de Processamento de Informação Neural, que será realizado na próxima semana em Long Beach, na Califórnia.

Por enquanto, porém, não se sabe quando ele chegará de fato aos dispositivos móveis.